Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Rainha Isabel II aceita resignação de Cameron

David Cameron já entrou o pedido para sair do Governo à rainha Isabel II, que o aceitou. E propôs Theresa May para o suceder. David Cameron já se despediu de Downing Street.

17º David Cameron, 306 notícias - Saiu da liderança do Governo britânico depois da derrota no referendo. Só em Junho, mês da vitória do Brexit, o Negócios publicou quase 100 notícias com David Cameron
REUTERS
13 de Julho de 2016 às 17:31
  • ...

A rainha "aceitou" o pedido de demissão de David Cameron, segundo um comunicado do Palácio de Buckingham, citado pela BBC.

David Cameron já estava no Palácio, para onde se deslocou depois do último discurso em Downing Street. O até agora primeiro-ministro britânico anunciou a resignação ao cargo depois do referendo de 23 de Junho ter dado a vitória ao Brexit. Com a sua saída, abriu espaço para a nomeação de um novo líder do Partido Conservador, que se tornaria, também, primeiro-ministro.

Antes de entregar o pedido de demissão à rainha, David Cameron discursou, pela última vez como primeiro-ministro, à porta do número 10 de Downing Street, onde compareceu com a mulher e os filhos.

Desejou boa-sorte a Theresa May, dizendo que o país precisa de uma líder forte e estável. Voltou a referir tratar-se da segunda primeira-ministra mulher na história do Reino Unido e pela mão do partido conservador.

No discurso falou do orgulho do seu tempo como primeiro-ministro, enumerando o que considerou ser várias conquistas suas, como o número de crianças com acesso a escolas gratuitas e às crianças que no exterior beneficiaram de água potável com a ajuda do Reino Unido. Acredita ainda ter fortalecido o sistema nacional de saúde (NHS) e as forças armadas.

O espírito de serviço que encontrou é, disse, notável. Agradeceu a todos, nomeadamente aos que escreveram cartas e emails nestes seis anos de comando do Governo, pessoas que, diz, provavelmente nunca conhecerei.

Ter sido primeiro-ministro foi a maior honra que teve na sua vida. O seu único desejo, acrescentou, "é o continuado sucesso do país".

Ainda admitiu que apesar dos políticos serem vistos como cheios de argumentários, os britânicos têm um grande sentido de "fair play" e a maior parte "quer o bem do primeiro-ministro".

Depois de terminar o discurso, seguiu para o Palácio de Buckingham, para entregar o pedido de demissão, que já foi aceite. E despediu-se do país num tweet. 

Ver comentários
Saber mais David Cameron Reino Unido Theresa May
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio