Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

França apoia ideia de fundo de recuperação proposto por Espanha

Um conselheiro do presidente francês revelou à Reuters que Paris concorda com o princípio presente na proposta de fundo de recuperação que Espanha leva à cimeira europeia desta quinta-feira. A mesma fonte adianta que os termos da proposta terão, porém, que ser discutidos.

França
reuters
22 de Abril de 2020 às 13:41
  • 7
  • ...
Emmanuel Macron vai dar respaldo à proposta que Espanha apresentará no Conselho Europeu desta quinta-feira, segundo revelou, sob condição de anonimato, um assessor do presidente francês em declarações à Reuters.

De acordo com aquela agência noticiosa, França concorda com o princípio estabelecido pelo plano de recuperação económica defendido por Espanha e que passa por um instrumento de 1,5 biliões de euros executado no âmbito do orçamento da União Europeia, financiado pela emissão de dívida perpétua e transferido pelos Estados-membros com base no impacto da crise sanitária em cada um dos países.

O assessor de Macron citado pela Reuters acrescenta que os termos da proposta espanhola terão de ser discutidos com maior profundidade, sendo que Paris defende que a emissão de dívida pela Comissão terá de ter maturidades longas.

Mas tal como sustentando por Madrid, também França considera que tal instrumento de retoma não deve ser exclusivamente financiado pela emissão de dívida europeia, mas também por transferências entre Estados-membros de modo a reforçar a solidariedade no seio da UE.

Note-se que países como a Holanda e a Alemanha rejeitam qualquer princípio de partilha de riscos que se aproxime da ideia de união de transferência orçamentais.

Este mesmo assessor do Eliseu também baixa as expectativas quanto à possibilidade de o Conselho Europeu de amanhã poder permitir fechar já um acordo sobre a resposta conjunta da UE ao choque económico causado pela crise sanitária em curso, confirmando que antes de um compromisso definitivo será necessária uma cimeira presencial.

Esta terça-feira, também o ministro português dos Negócios Estrangeiros, Santos Silva, disse que não é de esperar um acordo nesta cimeira, apontando um possível entendimento para o Conselho de 18 e 19 de junho. Santos Silva notou que a cimeira desta quinta-feira deverá permitir concluir um acordo sobre o pacote de 540 mil milhões de euros aprovado pelo Eurogrupo.
Ver comentários
Saber mais Conselho Europeu França Espanha Emmanuel Macron Eurogrupo Santos Silva Coronavírus
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio