Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Espanha está a colher os "frutos da austeridade"

Os sinais de recuperação económica em Espanha mostram que o país vizinho está a "começar a ver a luz ao fundo do túnel" e que está a começar a "colher os frutos das medidas difíceis" de consolidação orçamental, afirmou Luis de Guindos, o ministro da Economia espanhol, em entrevista ao "Financial Times".

Negócios 04 de Setembro de 2013 às 21:45
  • 9
  • ...

Os sinais de recuperação económica em Espanha mostram que o país vizinho está a "começar a ver a luz ao fundo do túnel" e que está a começar a "colher os frutos das medidas difíceis" de consolidação orçamental, afirmou Luis de Guindos (na foto), o ministro da Economia espanhol, em entrevista ao "Financial Times".

"Espanha vai demonstrar claramente a qualidade das políticas implementadas na Zona Euro", asseverou De Guindos. "Tem sido duro para a população, mas tomámos medidas difíceis de aumento de impostos e cortes na despesa. Fizemos reformas que não foram populares e, agora, esperamos começar a colher os frutos dessas políticas", acrescentou o responsável.

Um exemplo dado por De Guindos é a indústria automóvel. "Fabricantes automóveis estão a transferir muita produção para as unidades espanholas, não só de outros locais na Europa, mas também da Ásia", revelou. "Isso mostra que temos custos laborais adequados e muito mais flexibilidade do que outras áreas", acrescentou.

O produto interno bruto (PIB) desceu 0,1% no segundo trimestre face ao primeiro, mantendo-se em recessão técnica pelo nono trimestre consecutivo. Mas o ritmo da contracção abrandou e, segundo De Guindos, o PIB deverá crescer 0,2% no terceiro trimestre. Para 2014, o ministro diz que o Governo já reviu "ligeiramente" em alta a actual projecção oficial de um crescimento de 0,5% da economia.

"Estamos muito mais confiantes do que estávamos há seis meses", afirmou o responsável, na entrevista ao jornal britânico. Luis de Guindos mostrou-se optimista de que a recuperação económica no país, liderada pela actividade exportadora, deverá "dar uma boa dentada" na taxa de desemprego do país.

Ver comentários
Saber mais Espanha austeridade Guindos
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio