Notícia
Refinaria de lítio da Galp avalia financiamento do novo apoio a investimentos estratégicos
Galp diz que faseamento permitido pelo PRR não é compatível com calendário de execução do projeto Aurora, pelo que continua a avaliar oportunidades de financiamento, incluindo ao abrigo do 'State Aid' aprovado semana passada por Bruxelas.
O projeto Aurora da Galp e dos suecos da Northvolt para construir uma refinaria de lítio em Setúbal está a avaliar a possibilidade de obter financiamento do novo sistema de incentivos a investimentos em setores estratégicos de mil milhões de euros, noticia, esta quinta-feira, o Eco.
Apesar de Bruxelas ter decidido introduzir mexidas ao nível da execução de projetos no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência, que podem ser faseados, a Galp considera que o calendário de construção da refinaria a impede de aproveitar essa flexibilização.
Fonte oficial da Galp indicou à publicação económica que "o faseamento permitido pelo PRR não é compatível com o calendário de execução do projeto Aurora, pelo que o projeto continua a avaliar oportunidades de financiamento, incluindo ao abrigo do 'State Aid' aprovado na semana passada pela Comissão Europeia". A Comissão Europeia aprovou na sexta-feira o lançamento, em Portugal, de um programa de mil milhões de euros em subvenções diretas, para promover a produção de equipamentos necessários para a transição para uma economia descarbonizada.