Notícia
Árabes interessados em investir nos terrenos da antiga refinaria da Galp em Matosinhos
Uma delegação de "100 empresários e três ou quatro ministros" da Arábia Saudita visitarão Portugal em maio para avaliar oportunidades de investimento em várias áreas, como saúde, turismo e imobiliário.
A Câmara Municipal do Porto, a Câmara de Comércio e Indústria Árabe-Portuguesa e o Conselho Empresarial Luso-Saudita Arábia Saudita anunciaram esta semana que uma delegação composta por "100 empresários e três ou quatro ministros" da Arábia Saudita visitarão Portugal no próximo mês de maio para avaliar oportunidades de investimento em várias áreas, como saúde, turismo e imobiliário.
Luís Filipe Meneses, ex-autarca e agora presidente Câmara de Comércio e Indústria Árabe-Portuguesa, garante que a Arábia Saudita está "particularmente interessada" em investir na reconversão dos terrenos da antiga refinaria da Galp em Matosinhos.
Tendo em conta que se tratam de terrenos "na primeira linha de mar", a sugestão de investimento partiu de Meneses e foi aceite pelo país do Médio Oriente. "Tem os mesmos recursos que Cascais e está livre para ser usada em grandes projetos. É uma área fantástica que pressupõe uma capacidade financeira extra", disse.
Por seu lado, a presidente da Câmara de Matosinhos, Luísa Salgueiro, vê "com agrado todos os potenciais investimentos que possam vir a realizar-se naquela parcela de terreno". No entanto, ressalvou que "compete à Galp avaliar os investimentos". A antiga refinaria da petrolífera em Leça da Palmeira está desativada desde 2021 e começou a ser demolida em 2023.