Notícia
David Cameron já definiu quem pode votar no referendo
Ao contrário do que tinha prometido o presidente do partido conservador, nem todos os cidadãos britânicos a viver no estrangeiro vão poder votar. De fora ficam também os estrangeiros que vivem no Reino Unido. O referendo vai ser anunciado na quarta-feira após o discurso da rainha.
O primeiro-ministro britânico já definiu quem pode, e não pode, votar no referendo que vai decidir a permanência do país na União Europeia. De fora ficam todos os cidadãos britânicos que vivam no estrangeiro há mais de 15 anos e todos os estrangeiros que residam no país (como já acontece nas eleições locais).
O universo de pessoas que poderá votar é, assim, semelhante ao das eleições gerais: cidadãos britânicos, irlandeses e da Commonwealth residentes no Reino Unido, ou cidadãos britânicos que vivam no estrangeiro há menos de 15 anos.
O mais provável é que o referendo tenha lugar em 2017. Ainda assim, Cameron já admitiu que pode antecipar esta data, caso as negociações com os parceiros europeus corram bem. Ou seja, se o Reino Unido conseguir recuperar para a sua alçada poderes que, actualmente, estão nas mãos de Bruxelas.