Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Alemanha e França regressam ao crescimento no terceiro trimestre

As duas maiores economias do euro melhoraram o desempenho no terceiro trimestre, com o PIB alemão a crescer 0,1% e a economia francesa a registar uma expansão de 0,3%, superando as previsões dos economistas.

Reuters
14 de Novembro de 2014 às 07:39
  • ...

A economia alemã conseguiu escapar a uma recessão técnica e a economia francesa registou o maior crescimento em mais de um ano, sinalizando uma recuperação nas duas maiores economias do euro.

 

O PIB alemão crescer 0,1% entre Julho e Setembro, face ao trimestre anterior. A maior economia do euro tinha contraído no segundo trimestre, pelo que arriscava entrar em recessão técnica caso o PIB voltasse a recuar. Na comparação com o terceiro trimestre do ano passado o PIB alemão cresceu 1,2%.

 

O PIB francês cresceu 0,3%, depois de ter estagnado no trimestre anterior. A economia francesa cresceu acima do que os economistas estavam à espera (0,1%), sinalizando uma tendência de recuperação na segunda maior economia do euro.

 

Para a economia alemã a previsão dos economistas também apontava para um crescimento de 0,1%. Esta manhã o Eurostat vai anunciar a evolução do PIB da Zona Euro e as previsões apontam igualmente para um crescimento de 0,1%.

 

Os dados da Alemanha e França revelam que a economia europeia está a recuperar, embora ainda de forma lenta, numa altura em que persiste a ameaça de deflação na região, dado que o índice de preços no consumidor permite com taxas de crescimento muito reduzidas. O Eurostat publica também hoje a segunda leitura para a inflação de Outubro nos países do euro.

 

Na economia alemã o crescimento foi impulsionado sobretudo pelo consumo privado, sendo que as exportações também deram um contributo ligeiramente positivo. A travagem na economia alemã nos últimos trimestres (entre Abril e Maio o PIB recuou 0,1%) levou o Governo de Angela Merkel a rever em baixa as estimativas de crescimento para este ano, apontando agora para um crescimento do PIB de 1,2% este ano e 1,3% em 2015.      

 

Apesar do crescimento acima do esperado, as perspectivas para a economia francesa continuam a ser sombrias. A Comissão Europeia cortou a menos de metade as suas previsões para o PIB francês, antecipando agora um crescimento de 0,7% este ano. 

 

(notícia actualizada às 7h50)

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio