Notícia
Alemanha entrou mesmo em recessão este inverno
A leitura final do produto interno bruto (PIB) alemão no primeiro trimestre revela que se registou uma contração de 0,3%. Assim, a maior economia europeia entrou mesmo em recessão técnica este inverno.
A economia alemã, a maior da Europa, sofreu uma contração de 0,3% no primeiro trimestre em cadeia, de acordo com a revisão divulgada esta quinta-feira na leitura final da evolução do produto interno bruto (PIB) feita pelo gabinete federal de estatísticas.
Desta forma, a "locomotiva europeia" entrou mesmo em recessão técnica este inverno, uma vez que somou o segundo trimestre consecutivo de redução do PIB - no quarto trimestre de 2022 a economia germânica tinha contraído 0,5%.
Em termos homólogos, o PIB germânico recuou 0,2%, a primeira queda homóloga desde o primeiro trimestre de 2021, quando os dados foram penalizados pela pandemia da covid-2019.
O gabinete federal de estatística alemão destaca que a inflação continuou a pesar na economia do país, com o consumo privado a cair 1,2% face ao trimestre anterior após corrigido dos efeitos de preços, sazonais e de calendário.
Pela positiva, o investimento cresceu nos primeiros três meses do ano, recuperando de uma segunda metade de 2022 fraca. Também o comércio externo contribuiu de forma positiva para o PIB alemão.