Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Seis meses depois, desemprego volta a subir em Espanha

Se a taxa em cadeia inverteu a tendência positiva, em termos homólogos continua em queda. A taxa de desemprego caiu 5,76% em Agosto face a 2013. A maior descida em Agosto desde 2006.

02 de Setembro de 2014 às 11:20
  • ...

A taxa de desemprego em cadeia em Espanha voltou a subir, após seis meses consecutivos de queda.

 

A taxa subiu 0,18%, mais 8.070 desempregados, face ao mês de Julho, segundo dados divulgados esta terça-feira, 2 de Setembro, pelo Ministério do Emprego e Segurança Social espanhol.

 

Mas ao mesmo tempo que a tendência positiva em cadeia foi invertida, em termos homólogos foi registada uma queda.

 

A taxa de desemprego caiu 5,76% em Agosto face a 2013, menos 270.853 pessoas. Esta é a maior queda interanual durante este período em toda a série histórica. A taxa em termos homólogos está a descer há 11 meses consecutivos.

 

"Os números do mês de Agosto reflectem o melhor comportamento interanual do mercado laboral no seu conjunto, num mês de Agosto desde o ano de 2006", disse a secretária de Estado do Emprego, Engracia Hidalgo, em comunicado.

 

Entre os mais jovens - menores de 25 anos - o desemprego caiu 1,31% em Agosto face ao mês anterior. O desemprego em Espanha atinge principalmente mulheres, 52,6% face aos 47,4% de percentagem de homens no desemprego.

 

Por sectores económicos, o desemprego caiu na agricultura (-3,12%), ao mesmo tempo que subiu na indústria (1,27%), na construção (0,03%) e nos serviços (0,54%).


Durante o mês de Julho, registou-se um aumento na atribuição de subsídios de desemprego, mais 2,24% face ao mês anterior. Em termos de contratos registou-se um aumento nos contratos a termo incerto.

 

"Desde Março que a contratação a termo incerto cresceu a ritmos superiores a 15%. Isto não sucedia desde 2006", afirmou a governante espanhola.

 

Segundo dados do Eurostat, Espanha registava uma taxa de desemprego de 24,5% em Julho, a segunda maior da União Europeia, somente superada pela Grécia, com 27,2%.

Ver comentários
Saber mais Espanha desemprego mercado de trabalho Zona Euro União Europeia
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio