Notícia
Reino Unido acusa Espanha de violar soberania britânica em Gibraltar
Este é o último de uma série de desentendimentos entre os dois países sobre as águas territoriais de Gibraltar. Espanha nega as acusações e diz que os seus barcos estavam a patrulhar águas sob o seu domínio.
Segundo o Governo britânico, barcos espanhóis terão entrado repetidas vezes em águas territoriais britânicas sem autorização, violando a soberania do Reino Unido em Gibraltar, noticiou este domingo, 9 de Agosto, a Reuters.
"Estas repetidas incursões nas águas territoriais britânicas de Gibraltar são uma clara violação da soberania do Reino Unido por um outro país da União Europeia", diz Hugo Swire, do Ministério dos Assuntos Externos, salientando que o tema será levado às autoridades espanholas "com carácter de urgência".
Espanha, por seu turno, nega a violação da soberania britânica em Gibraltar.
"Eram barcos espanhóis a fazer patrulha em águas espanholas para controlar actividades ilegais, como o contrabando de tabaco ou pesca ilegal", disse uma autoridade do Ministério dos Assuntos Exteriores espanhol, que não quis ser identificado, à Reuters.
Fabian Picardo, ministro princípal de Gibraltar, por seu turno, acusou o Serviço de Vigilância Aduaneira de Espanha de "facilitar a vida de um narcotraficante ao não pedir ajuda às autoridades de Gibraltar durante a perseguição efectuada este Domingo", escreve o El País.
"As suas acções tiveram como resultado, em última instância, a fuga de um delinquente que os cidadãos de ambos os lados da fronteira queriam detido", disse em comunicado citado pelo jornal espanhol.
Neste comunicado, as autoridades dizem ainda que, "aguardam que o assunto seja adequadamente e eficazmente acompanhado pelo Governo do Reino Unido" e que estão em contacto com as autoridades britânicas para "considerar que acções se devem tomar agora".
Segundo fontes da Polícia Real de Gibraltar, a perseguição teve lugar por volta das 02h40 de Domingo, quando um barco e um helicóptero da Vigilância Aduaneira de Espanha avistaram uma embarcação de contrabandistas.
Apesar de se tratar de uma situação de patrulha com vista a travar um narcotraficante, as autoridades inglesas salientam que entrar em águas britânicas sem autorização é "inaceitável e ilegal", escreve a Reuters.
Diz a agência que este é o último de uma série de desentendimentos diplomáticos entre os dois países em torno deste território, que foi cedido ao Reino Unido há cerca de 300 anos, mas que as autoridades espanholas querem agora reclamar.
(Notícia actualizada às 13h20)