Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Madrid considera Gibraltar “prioridade nacional”

Governo espanhol reforça a ideia de classificar Gibraltar como “paraíso fiscal” e considera que esta questão deve ser dirimida em termos bilaterais, porque assim o “exige a União Europeia”. Ministro dos Negócios Estrangeiros considera que “o perigo não é agir, mas não fazer nada”.

03 de Setembro de 2013 às 20:57
  • ...

Em audição no parlamento espanhol, esta terça-feira, José Manuel Garcia-Margallo (na foto), ministro dos Negócios Estrangeiros de Espanha, defendeu que a questão relacionada com Gibraltar “é, foi e será uma prioridade nacional”.

 

Passadas seis semanas desde o início do conflito, entre Espanha e Reino Unido, relacionado com as águas territoriais em torno do Rochedo de Gibraltar, Margallo, perante os deputados, agradeceu, aquilo que considerou “um gesto de boa vontade” das autoridades gibraltinas, que anunciaram mudanças às leis ambientais por forma a permitir que os barcos espanhóis possam pescar. Apesar do agradecimento, Margallo insistiu que “Espanha não reconhece a jurisdição de Gibraltar” sobre as referidas águas.

 

Depois de sublinhar a importância de um diálogo “bilateral”, o ministro lembrou que Gibraltar é “a quarta economia do mundo em rendimento per capita”, enquanto “economia florescente”, em parte por “razões desconhecidas”. Logo depois acusou os “muitos residentes em Gibraltar, que desfrutam dos nossos serviços sociais, que somos nós, os espanhóis, que pagamos”.

 

De acordo com o “El País”, Margallo deixou bem claro quais os pontos cruciais para as autoridades madrilenas: a discussão será bilateral, porque a “soberania de Gibraltar só diz respeito a Espanha e ao Reino Unido; o Penhasco (designação, atribuída pelos espanhóis, a Gibraltar) é uma questão de “prioridade nacional”; Espanha vai combater “o problema” do contrabando e fraude fiscal naquela região.

 

Diante deste conflito, espoletado pela colocação, por parte das autoridades de Gibraltar, de blocos de betão nas águas circundantes do Rochedo, que impedem a pesca dos armadores espanhóis, Margallo defendeu que “a legalidade” é a pedra de toque da argumentação espanhola, e, como tal, Madrid aceitará qualquer que seja a resolução do Tribunal Europeu.

Ver comentários
Saber mais Gibraltar Madrid
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio