Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

“Não” à independência da Catalunha supera “sim” pela primeira vez desde 2012

Apesar de os dois partidos pró-independência que actualmente governam a Catalunha manterem a dianteira nas sondagens, se os catalães fossem chamados a votar sobre a independência da região o “não” seria vencedor com 45,3% dos votos.

Bloomberg
19 de Dezembro de 2014 às 18:04
  • ...

Um mês depois de a consulta popular não vinculativa do 9-N ter dado a vitória ao "sim" à independência da Catalunha, a sondagem do Centro de Estudos de Opinião (CEO) da Generalitat, divulgada esta sexta-feira, mostra que 45,3% dos catalães votariam "não" à independência da região.

 

A sondagem citada pela generalidade da imprensa espanhola, revela ainda que 44,5% dos inquiridos votariam a favor da independência da Generalitat se chamados a pronunciarem-se sobre a questão em referendo. Trata-se da primeira vez, desde o início do processo soberanista promovido a partir de 2012 por Artur Mas, chefe do governo da Generalitat, que o "não" supera o "sim" nas sondagens efectuadas. Na consulta da iniciativa cidadã realizada a 9 de Novembro, o "sim" à independência obteve 80% dos votos.

 

O estudo do CEO questionou ainda a preferência dos catalães relativamente a três opções: independência, soberania ou autonomia. Também aqui o ímpeto secessionista caiu bastante face à última sondagem do CEO em Outubro. Dos 45,3% apoiantes da secessão do reino espanhol verificados em Outubro, esta última sondagem indica que 36,2% apoiam esta via.

 

Em sentido inverso, a opção federalista ganha terreno com 28,9% dos catalães a preferirem a soberania. Já 21,8% apoiam a manutenção da Catalunha enquanto região autonómica de Espanha, enquanto apenas 5,4% gostariam que a Catalunha passasse a ser apenas uma região do reino.

 

Partidos pró-independência dividem liderança

 

Curiosamente, os partidos pró-independência que suportam o actual governo da Generalitat liderado por Artur Mas, o CiU e a Esquerda Republicana (ERC) de Oriol Junqueras, seriam os mais votados caso as eleições regionais da Generalitat se realizassem agora. O CiU de Mas voltaria a vencer, tal como em 2012, desta feita com 21,9% dos votos, seguido de perto pela ERC com 21%.

 

Há aqui uma inversão face à sondagem do CEO de Outubro, que atribuía a vitória ao partido de Junqueras com 23,2% dos votos. Também em relação às eleições gerais para o parlamento espanhol seria a CiU a vencer, conseguindo eleger entre 11 e 12 deputados. Nesta eleição o Podemos consegue intrometer-se, e tal como as últimas sondagens a nível nacional ,que atribuem a segunda posição ao partido de Pablo Iglesisas, atrás do PSOE de Pedro Sánchez, o Podemos alcançaria o segundo lugar elegendo entre 10 e 11 deputados. A ERC ficaria bem atrás com somente 8 a 9 representantes parlamentares.

 

Perante estas sondagens, Junqueras, de acordo com o El Mundo, já veio insistir novamente no pedido a Mas para que este antecipe a convocação de eleições regionais para a Generalitat "o quanto antes". Junqueras acredita que um acto eleitoral que desse a vitória aos partidos favoráveis à independência da Catalunha seria legitimador do processo soberanista iniciado em 2012. Isto apesar de a tendência favorável à independência e secessão da Generalitat parecer estar a mudar ou, no mínimo, a arrefecer.

Ver comentários
Saber mais Catalunha CEO Artur Mas ERC Oriol Junqueras CiU ERC
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio