Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Macron atrás de Le Pen na primeira sondagem pós-debate

O candidato centrista, que nos últimos dias tem conseguido superar Marine Le Pen nos inquéritos diários, surge esta quarta-feira mais distanciado da candidata da Frente Nacional, depois do segundo debate entre os presidenciáveis.

Reuters
05 de Abril de 2017 às 11:21
  • 2
  • ...
A candidata da Frente Nacional às eleições presidenciais em França aparece esta quarta-feira, 5 de Abril, à frente nas sondagens, horas depois do segundo embate entre os candidatos ao Eliseu, que juntou 11 interlocutores ontem à noite na televisão. 

Marine Le Pen surge com 26% das intenções de voto numa primeira volta, com dois pontos percentuais de vantagem em relação a Emmanuel Macron, o candidato centrista e independente. Já François Fillon, o candidato da direita, aparece com 20% das intenções de voto.

Estes resultados não mostram alterações em relação à última sondagem realizada pela Opinionway e divulgadas esta quarta-feira pela Reuters. Numa segunda volta, tanto Macron como Fillon aparecem bem posicionados para derrotar Le Pen, 60%-40% no caso de Macron e por 56%-44% no caso de Fillon.

O debate de ontem, o primeiro que juntou todos os 11 candidatos - o anterior tinha apenas reunido cinco deles - trouxe, de acordo com a Lusa, uma discussão mais acesa em torno dos temas económicos, com a criação de emprego, a segurança dos franceses e o modelo social do país em discussão.

"Na realidade, a senhora Le Pen não tem política económica. (...) A política que ela tem vai derreter-se no momento do voto" no referendo proposto para a saída do euro prometido pela candidata, acusou Fillon.

"Nacionalismo é guerra. Eu sei disso. Eu venho de uma região [Somme, campo de batalha da I Grande Guerra] que está cheia de sepulturas," afirmou Macron, dirigindo-se a Le Pen. 

"O que estão a propor é uma saída brutal mas não podem dizer que a minha saída não é clara. (...) Quero que os franceses decidam. Vai haver uma negociação e qualquer que seja o resultado o povo terá a sua palavra," defendeu Le Pen.


No final do debate, os inquéritos de opinião citados pela Reuters indicavam que a troca de ideias teve como vencedores os candidatos que estão à frente na intenção de voto, Emmanuel Macron e Marine Le Pen. Já um inquérito da Élable, citado pela Bloomberg, refere que o candidato Jean-Luc Mélenchon tinha sido o mais convincente.
Ver comentários
Saber mais Frente Nacional François Fillon Marine Le Pen Emmannuel Macron Reuters Emmanuel Macron Jean-Luc Mélenchon política eleições
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio