Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Grécia tenta desbloquear impasse em encontro com a troika em Paris

Terça e quarta-feira, representantes do Governo grego e da troika encontram-se na sede da OCDE, em Paris, para tentar desbloquear o impasse relativamente ao futuro do apoio financeiro à economia helénica.

Bloomberg
24 de Novembro de 2014 às 12:58
  • ...

Os representantes do Executivo grego e da troika vão encontrar-se terça e quarta-feira em Paris para tentar resolver o impasse relativo ao futuro do programa de resgate. As conversações irão decorrer na sede da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), segundo uma declaração da Comissão Europeia desta segunda-feira, 24 de Novembro, refere a Bloomberg.

 

"Ambas as partes continuam a trabalhar em conjunto para concluir a revisão do programa de ajustamento e discutir como a Grécia poderá fortalecer o crescimento económico", referiu a porta-voz da Comissão Europeia, citada pela mesma fonte. Mina Andreeva lembra que o Executivo grego tem de tomar um conjunto de medidas "antes que a missão" do Banco Central Europeu, Comissão Europeia e Fundo Monetário Internacional (FMI) possa regressar ao país.

 

A comitiva grega será liderada pelo ministro das Finanças, Gikas Hardouvelias. Fonte do gabinete de Hardouvelias lembrou que as conversações estão "restritas ao actual programa e a negociações para um acordo pós-resgate". Fora das discussões, aparentemente, está um eventual alargamento do actual programa de ajustamento.

 

A Grécia e a troika encontram-se perante um impasse. O Executivo de Atenas recusa aprovar um conjunto de medidas avaliadas em 2,5 mil milhões de euros, segundo as instituições internacionais. Estas medidas, segundo a troika, poderão permitir um reforço da consolidação das receitas fiscais helénicas.

 

Caso a Grécia e a troika não cheguem a um acordo até ao final deste ano, o país sujeita-se a ficar sem qualquer apoio financeiro nos mercados internacionais. A 8 de Dezembro, os ministros das Finanças da Zona Euro reúnem-se em Bruxelas para decidir o futuro da Grécia a partir de 1 de Janeiro. O encontro deverá servir para aprovar um programa cautelar após o final do programa de ajustamento. Um cenário diferente em relação a Irlanda e Portugal, que saíram do programa da troika sem o recurso a uma linha de crédito adicional.

 

Syriza acusa Governo de "destruir as expectativas"

 

"O Governo está a destruir qualquer expectativa de uma mudança de política com a disponibilidade junto da troika para mais cortes." Esta é a reacção do Syriza às notícias desta segunda-feira, relativas ao encontro entre o Executivo e a troika. O partido liderado por Alexis Tsipras lidera actualmente as sondagens.

 

"O primeiro-ministro não quer nem pretende negociar pelos interesses do país", acrescenta o Syriza num comunicado citado pela agência noticiosa grega Ana

Ver comentários
Saber mais Grécia troika FMI BCE Comissão Europeia
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio