Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Governo italiano pode adiar reunião sobre orçamento

O Executivo italiano tem até esta quinta-feira para apresentar no Parlamento as metas macroeconómicas do orçamento, mas a reunião em que estas seriam acordadas pode não acontecer.

Reuters
Negócios com Bloomberg 27 de Setembro de 2018 às 07:40
Esta quinta-feira de manhã o primeiro-ministro italiano, Giuseppe Conte, chegará ao país vindo da assembleia-geral das Nações Unidas para reunir com os seus ministros, mas essa reunião poderá não acontecer devido a tensões entre a Liga, o Movimento 5 Estrelas e o ministro das Finanças, Giovanni Tria. A notícia é avançada esta quinta-feira, dia 27 de Setembro, pelo jornal italiano Corriere della Serra. 

A reunião de hoje tem como objectivo acertar as metas do Orçamento do Estado para 2019, nomeadamente aquela que é a mais polémica - o valor do défice. Mas o encontro está em causa "devido a novas complicações", escreve o jornal, em alcançar um acordo no saldo orçamental. 

A notícia surge apesar de ontem Tria ter indicado que estará disposto a implementar as promessas eleitorais dos dois partidos da coligação já neste orçamento, desde que a sua aplicação seja de forma faseada para que se enquadrem nas regras europeias. 

Segundo o Corriere della Serra, a Liga e o Movimento 5 Estrelas querem um défice de 2,4%, bem acima do intervalo entre os 1,6% e os 2% que tem sido dado como o aceitável para Tria.

Ontem Luigi Di Maio, líder do 5 Estrelas, terá mesmo ameaçado bloquear o orçamento para o próximo ano caso as suas exigências não sejam incluídas.

Os juros da dívida italiana a dez anos estão a subir 7 pontos base para os 2,932%. E o euro desvaloriza 0,37% para os 1,1698 dólares.
Ver comentários
Saber mais Governo italiano Itália Matteo Salvini Luigi di Maio Giovanni Tria défice União Europeia Comissão Europeia Bruxelas
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio