Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Felipe de Borbón será proclamado rei de Espanha a 18 de Junho

A câmara baixa das Cortes Gerais decidiu esta terça-feira que Felipe de Borbón será proclamado rei de Espanha no próximo dia 18 de Junho. A Juan Carlos I sucede Felipe VI.

Jorge Dan Lopez/Reuters
Negócios 03 de Junho de 2014 às 18:17
  • 1
  • ...

O príncipe Felipe será proclamado rei de Espanha no próximo dia 18 de Junho numa sessão solene conjunta do Congresso dos Deputados e do Senado (que formam as Cortes Gerais). A decisão foi tomada esta terça-feira pela câmara baixa das Cortes Gerais, um dia após o rei Juan Carlos ter anunciado que abdicava do trono, avança o site do "El País". Nesse mesmo dia, as Cortes concluem o procedimento parlamentar da renúncia do rei. 

 

Após 39 ano de reinado, o rei Juan Carlos anunciou esta segunda-feira que abdicava do trono em favor do filho. Há uma nova geração "que reclama papel de protagonista" e que "merece passar à primeira linha" para "empreender com determinação as transformações e reformas que a conjuntura actual está a exigir". Ontem, 2 de Junho, numa declaração transmitida pela televisão à uma da tarde a partir do Palácio da Zarzuela, Juan Carlos de Borbón y Borbón, 76 anos, anunciou aos espanhóis a sua vontade de entregar a coroa ao filho, Felipe. Para trás, fica um reinado de 39 anos, um dos mais longos da história.
 
O monarca, que ainda recentemente esteve em Lisboa, onde assistiu à final da Taça dos Campeões Europeus, apanhou Espanha de surpresa com a histórica decisão e explicou que era "com particular emoção" que a tomava. "Quis ser rei de todos os espanhóis. Senti-me identificado e comprometido com as vossas aspirações. Celebrei com os vossos êxitos e sofri com a vossa dor", afirmou. Agora, disse, chegou a vez do filho, alguém que "encarna a estabilidade, identitária da monarquia" e está em "melhores condições de continuar".
 
Filipe "tem a maturidade, sentido de responsabilidade necessários para assumir com plenas garantias a chefia do Estado e abrir uma nova etapa de esperança, representando o convívio da experiência adquirida e o impulso de uma nova geração", disse, considerando que o seu filho terá "todo o apoio" da princesa Letizia.
 
O rei sai num momento menos bom para a casa real em que as sondagens feitas aos espanhóis têm demonstrado um cada vez menor grau de confiança na monarquia e que desde finais de 2011 têm mesmo registado ‘nota negativa’. O barómetro mais recente do Centro de Investigações Sociológicas (CIS) – principal referente em Espanha sobre as opiniões dos espanhóis em temas centrais como a política ou a economia – refere que em Abril último os espanhóis davam uma nota de 3,72 (em 10) à monarquia.
 
Oficialmente, a última sondagem sobre o tema – realizada pela Metroscopia em 2013 – identificava 53% dos espanhóis como monárquicos e apenas 37% como republicanos. A imprensa espanhola destaca que esse eventual decréscimo no apoio à coroa não se reflecte, pelo menos para já, a nível parlamentar, já que 80% do actual parlamento apoia a monarquia.
Ver comentários
Saber mais Rei de Espanha Cortes Espanholas Rei Juan Carlos Felipe
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio