Notícia
Economia suíça regressou ao crescimento no final de 2015
O PIB cresceu 0,4% nos últimos três meses de 2015, depois de ter contraído 0,1% no trimestre anterior. A suportar o crescimento da economia, que foi superior ao esperado, esteve o consumo das famílias e os gastos públicos.
A Suíça voltou a crescer no final do ano passado, depois de a instabilidade da divisa do país ter ameaçado lançar a economia para uma recessão.
O PIB cresceu 0,4% nos últimos três meses de 2015, depois da contracção de 0,1% registada no trimestre anterior, segundo os dados divulgados esta quarta-feira, 2 de Março, pela Secretaria de Estado suíça para os Assuntos Económicos. A subida foi superior ao esperado pelos economistas consultados pela Bloomberg, que antecipavam um crescimento mais modesto de 0,1%.
A economia do país sofreu o impacto da decisão do Banco Nacional da Suíça que, em Janeiro do ano passado, ditou o fim da ligação entre o franco suíço e o euro. A medida levou a moeda helvética a disparar, penalizando as exportações para a Zona Euro. Além disso, a taxa de desemprego atingiu máximos de cinco anos.
"O crescimento foi sustentado pelo consumo dos agregados familiares e do sector público", afirma a Secretaria de Estado, no comunicado citado pela Bloomberg. "Os investimentos em construção mantiveram-se mais ou menos estáveis, enquanto o investimento em equipamentos diminuiu".
Ao impacto da decisão do banco central da Suíça juntaram-se os efeitos do abrandamento da economia chinesa e outros mercados emergentes, dos quais o país dependia para compensar a quebra das vendas na Europa. A exportação de relógios suíços, muito populares na China e Hong Kong, registou, no ano passado, a primeira queda anual desde 2009.