Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Direita nacionalista ganha eleições legislativas na Suíça

Os resultados parciais das eleições legislativas deste domingo na Suíça confirmam o avanço da conservadora e nacionalista União Democrática do Centro (UDC), que terá recebido um terço dos votos dos eleitores, e do partido de direita Radical Liberal (PLR). 

4º - Suíça (2º em 2014)
Bloomberg
18 de Outubro de 2015 às 21:03
  • 7
  • ...

Segundo as projecções avançadas pela Agência Telegráfica Suíça, a agência nacional de notícias, a UDC deve ficar com mais 11 lugares do que já detinha no Conselho Nacional (parlamento), enquanto o grupo parlamentar do PLR terá ganho mais cinco deputados.

 

Este avanço dos partidos nacionalistas na Suíça é feito às custas das forças centristas e do Partido Verde, que deverão perder cerca de 15 assentos, ainda que a votação no Partido Socialista se mantenha estável em redor dos 19% do total de votos.

 

Os temas do asilo e da migração dominaram a campanha eleitoral e permitiram à UDC expor as suas ideias, centradas na recusa de abrir as fronteiras suíças a refugiados e imigrantes, assim como na necessidade de rever os tratados bilaterais assinados com a União Europeia, particularmente, o relativo à livre circulação de pessoas.

 

"Os cidadãos entenderam que a situação é mais grave do que parece, sobretudo, por que se trata de imigração resultante da crise e da guerra", afirmou o deputado da UDC Guy Parmelin, citado pela agência de notícias espanhola EFE.

 

Já a deputada eleita pela UDC por Genebra, Celine Amaudruz, considerou que "a mensagem do povo é clara e é que quer um governo de direita".

 

O sistema político da Suíça é caracterizado como sendo "colegial" ou de "concordância", com o poder executivo formado por sete membros que representam cinco partidos políticos distintos.

 

Os sete responsáveis que integram o governo federal são titulares de uma pasta ministerial, têm poderes iguais, tomam decisões por consenso, e revezam-se anualmente na presidência do país.

Ver comentários
Saber mais Suíça Conselho Nacional UDC
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio