Notícia
Clima de confiança melhora entre as empresas alemãs
Na Alemanha, os empresários estão mais otimistas com a situação dos seus negócios e com as perspetivas para os próximos tempos. Clima de maior confiança é transversal aos vários setores, de acordo com o instituto de estatística Ifo.
As empresas alemãs estão mais otimistas em relação à evolução da maior economia europeia, com o indicador de clima económico na Alemanha a subir em março, de acordo com os dados do instituto de estatística Ifo divulgados esta terça-feira.
O indicador subiu de 85.3 pontos em fevereiro para os 86,7 em março, assinalando uma maior confiança das empresas com a situação dos seus negócios e a antecipar uma recuperação da economia, uma tendência que se iniciou em janeiro, mas que agora se acentuou. Em janeiro tinha sido de 85.2, também já acima dos 84.7 de dezembro, mês em que registou uma queda.
O otimismo dos empresários e gestores foi transversal aos setores de atividade analisados, indústria transformadora, construção, comércio e serviços.
No primeiro caso, o índice subiu significativamente, seja no que toca às expectativas seja na avaliação feita à situação atual, não obstante as carteiras de encomendas terem tido uma pequena redução.
O mesmo aconteceu com o setor dos serviços, onde se destacaram, com mais otimismo, os gabinetes de arquitetura e engenharia. E no comércio o índice voltou também a subir, com os empresários a denotarem menos pessimismo e a avaliar melhor a sua situação atual.
Na construção, apesar de as expectativas se manterem ainda muito baixas, assinalando uma sigb«nificativa falta de novos pedidos, o clima empresarial está também um pouco mais positivo.