Notícia
Atividade da Zona Euro cresce em março ao ritmo mais acelerado em sete meses
A situação pode ainda vir a melhorar nos próximos meses, à medida que os planos já anunciados para o aumento dos gastos em infraestruturas e defesa, especialmente na Alemanha, melhoram as expectativas face a uma reviravolta no contexto económico na Europa.
A atividade empresarial da Zona Euro cresceu em março ao seu ritmo mais acelerado dos últimos sete meses, graças a um ligeiro abrandamento na prolongada crise industrial da região, apesar do crescimento mais lento nos serviços, de acordo com o Índice dos Gestores de Compras (PMI).
Compilado pelo S&P Global, o Índice dos Gestores de Compras para a Zona Euro do HCOB subiu para 50,4 em março, face a 50,2 em fevereiro, atingindo o seu valor máximo desde agosto de 2024. Desta forma, o índice mantém-se acima da barreira dos 50 pontos desde o início do ano, o que indica crescimento e não contração.
De acordo com a Reuters, a situação pode ainda vir a melhorar nos próximos meses, à medida que os planos já anunciados para o aumento dos gastos em infraestruturas e defesa, especialmente na Alemanha, melhoram as expectativas face a uma reviravolta no contexto económico na Europa.
No que diz respeito aos serviços, o índice mostra um aumento para 48,7 (máximo de dois anos), face aos 47,6 de fevereiro.
"Mesmo a tempo do início da primavera, vemos os primeiros sinais positivos na indústria", disse Cyrus de la Rubia, economista-chefe do Hamburg Commercial Bank, citado pela Reuters, acrescentando: "Apesar de não nos devermos entusiasmar com esta ligeira melhoroa, e de notar que os fabricantes aumentaram a sua produção pela primeira vez desde março de 2023".