Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Buffett: "Bancos dos EUA têm liquidez a sair-lhes pelas orelhas"

Warren Buffett acredita que os bancos norte-americanos e os europeus estão numa situação muito diferente. Ao contrario dos segundos, os primeiros já resolveram os seus problemas de capital e de liquidez.

Buffett: "Bancos dos EUA têm liquidez a sair-lhes pelas orelhas"
07 de Maio de 2012 às 13:55
  • 5
  • ...
A Berkshire Hathaway, gerida por Buffet, tem mais de 20 mil milhões de dólares investidos na banca norte-americana. O investidor que é conhecido como o Oráculo de Omaha diz que os bancos norte-americanos “têm liquidez a sair-lhes pelas orelhas” e estão em muito melhor forma do que os seus pares europeus.

“Eu poria os bancos norte-americanos e os europeus em duas categorias muito distintas”, disse Warren Buffett, ontem, durante a reunião de accionistas da Berkshire Hathaway, citado pela Bloomberg. “O sistema bancário americano está em óptima forma. O europeu debatia-se para respirar ainda há poucas semanas”, referiu.

Quanto ao programa de refinanciamento da banca, Buffett alertou para alguns riscos. O investidor “gostava de ter muito dinheiro à taxa de 1% durante os próximos três anos, mas não tenho problemas”. No entanto, referiu, o Banco Central Europeu (BCE) forneceu liquidez aos bancos que “estavam cheios de dívida pública, o que é questionável em muitos casos”.

Para agravar a questão, quem beneficia da ajuda pode utilizar o dinheiro para comprar dívida pública, lembrou Buffett. As apostas do MF Global Holdings em dívida pública “tiveram um final infeliz e pode haver um final infeliz” também do outro lado do Atlântico, concluiu.

A MF Global é uma corretora que ficou insolvente depois de ter apostado 6,3 mil milhões de dólares (4,81 mil milhões de euros), lembra a agência Bloomberg, que refere que a exposição dos bancos europeus à dívida de Espanha cresceu cerca de 30% nos três meses que terminaram no final de Fevereiro.

Ver comentários
Saber mais Warren Buffett mercados banca Finanças Europa EUA Estados Unidos
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio