Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Banco de Espanha eleva para 2,7% estimativa de crescimento do PIB em 2018

O banco central espanhol aumentou de 2,4% para 2,7% a perspectiva de crescimento do PIB de Espanha em 2018. As estimativas para 2019 e 2020 também foram melhoradas.

20 de Março de 2018 às 13:53
  • ...

A economia espanhola vai crescer mais em 2018 e nos próximos dois anos do que era até aqui antecipado. O Banco de Espanha revelou esta terça-feira as mais recentes estimativas para o PIB espanhol, tendo melhorado a previsão de crescimento neste ano dos 2,4% anteriormente previstos para 2,7%.

A instituição liderada por Luis Linde também melhorou as perspectivas de crescimento para 2019 e 2020, de 2,1% para 2,3% e de 2% para 2,1%, respectivamente.

O jornal El País lembra que este reforço das perspectivas económicas surge depois de o banco central espanhol ter baixado as estimativas de crescimento em Dezembro do ano passado, numa altura em que era maior do que agora o receio quanto aos ímpetos secessionistas da Catalunha.


Além da diminuição da tensão na relação com a Catalunha, também o ambiente externo, designadamente o crescimento da Zona Euro, contribui para esta melhoria da previsão feita pelo Banco de Espanha. À melhoria dos indicadores de confiança juntou-se ainda a perspectiva de que o novo governo alemão possa adoptar políticas mais expansionistas do que até aqui, um factor salientado como positivo pelo banco central espanhol.

Por outro lado, a autoridade monetária acredita que o governo liderado por Mariano Rajoy vai prestar menor atenção à contenção orçamental e apostar mais em políticas de crescimento económico e captação de investimento.

Ver comentários
Saber mais Banco de Espanha PIB Espanha Luis Linde Zona Euro Alemanha Mariano Rajoy
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio