Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Empresas que fugiram da Catalunha facturaram 44.000 milhões em cinco meses

As quase três mil empresas que transferiram a sua sede social da Catalunha para outras regiões espanholas facturaram 44 mil milhões de euros entre 1 de Outubro e inícios de Março, revela um estudo divulgado pela Informa citado esta terça-feira pela imprensa espanhola.

Há muito temido, o 'choque de comboios' entre as autoridades da Catalunha e de Madrid deu-se em 2017. A Generalitat proclamou a independência e o governo espanhol respondeu tomando o controlo sobre a região mais rica da Espanha. O ano não chegou ao fim sem eleições antecipadas na Catalunha cujo objectivo era superar a crise catalã. O que será pouco provável uma vez que os independentistas continuam com a maioria no Parlamento catalão, apesar da vitória do Cidadãos de Inés Arrimadas.
27 de Março de 2018 às 11:53
  • ...

A Comunidade de Madrid foi a maior beneficiária do êxodo de empresas da Catalunha após as tensões separatistas. A capital espanhola acolheu 62% das empresas que optaram por deslocalizar as suas sedes, abandonando a Catalunha, de acordo com os dados citados pela imprensa.

Estas empresas facturaram quase 33 mil milhões de euros nestes cinco meses, o que corresponde a 74% das receitas obtidas pelas empresas que deixaram a região catalã.

No conjunto do ano passado, a Catalunha apresenta um saldo negativo entre entradas e saídas de empresas, tendo perdido 1.347 empresas e aproximadamente 30 mil milhões de euros em facturação.

O estudo da Informa revela que nos últimos cinco anos a mobilidade das empresas dentro do país vizinho tem aumentado de forma contínua. Em 2013, foram 3.734 empresas que mudaram a sua sede social para outra comunidade. No ano passado, esse número ascendeu a 5.290, mais 43% do que em 2013.

Ver comentários
Saber mais espanha catalunha separatismo independência empresas
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio