Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Pela primeira vez, Madrid vai contribuir mais para o PIB do que a Catalunha

No próximo ano, Madrid será responsável por 19,1% do PIB, enquanto a Catalunha verá o seu peso diminuir para 18,9%.

Madrid, Espanha
Negócios 27 de Dezembro de 2017 às 12:24
  • ...

Pela primeira vez na história, Madrid vai superar a Catalunha no próximo ano e tornar-se a comunidade espanhola com maior peso na economia do país vizinho.

Segundo estimativas do BBVA Research e da Fundación de las Cajas de Ahorros (Funcas), citadas pelo Expansión, em 2018 Madrid contribuirá para 19,1% do PIB, enquanto a Catalunha verá o seu peso diminuir para 18,9%.

No final deste ano, o PIB da Catalunha será de 221.342 milhões de euros, apenas 0,2% superior ao de Madrid, que se deverá fixar em 220.897 milhões de euros. No próximo ano, contudo, os papéis invertem-se: o BBVA antecipa um crescimento de 2,7% em Madrid e de apenas 2,1% na Catalunha, enquanto a Funcas prevê aumentos de 3,7% e 3,1%, respectivamente.

"Cumprindo-se as nossas previsões para 2018, o PIB de Madrid será de 232.843 milhões de euros, superando em pelo menos 0,2% o da Catalunha, de 232.324 milhões", afirmam os especialistas do BBVA Research, citado pela publicação espanhola.

No início da série histórica, a Comunidade de Madrid estava muito abaixo da Catalunha. Em 1980, o seu peso no PIB de Espanha era de 15,6%, face a 18,8% da Catalunha. O Expansión destaca que, a partir de 2008, essa diferença começou a estreitar-se, e foi de apenas meio ponto nos últimos anos.

A inversão poderá ser explicada pela saída em massa de muitas empresas da Catalunha, depois de os eleitores terem votado "sim" à independência da região no referendo de 1 de Outubro deste ano.

Desde essa altura, os principais indicadores económicos registaram quedas significativas, com a paralisação do investimento e a quebra da confiança entre consumidores e empresários, que penalizou sectores estratégicos como o comércio, turismo, imobiliário e indústria automóvel.

Ver comentários
Saber mais Madrid Catalunha Espanha PIB economia
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio