Notícia
Arquivado primeiro inquérito sobre fraudes nos estágios
As razões para o arquivamento não foram avançadas, mas há ainda quatro processos semelhantes a decorrer. O IEFP tinha encaminhado oito denúncias ao Ministério Público.
27 de Maio de 2017 às 15:20
Um dos inquéritos abertos para apurar a alegada fraude envolvendo estágios profissionais com financiamento público pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) foi arquivado pelo Ministério Público.
A Procuradoria-Geral da República não adianta as razões do arquivamento.
Em causa estavam as denúncias feitas no Verão de 2016 pelo Conselho Nacional de Juventude, de empresas que obrigariam estagiários a devolver ao patrão parte da bolsa concedida pelo IEFP ou a pagar os encargos com a Segurança Social.
As empresas em causa nunca foram identificadas, apontando-se apenas que eram mais frequentes em ateliers de arquitectura, gabinetes de psicologia e escritórios de advogados. O IEFP diz ao Público ter remetido ao Ministério Público oito denúncias.
Depois dos casos terem vindo a público o IEFP fez uma auditoria interna e usou estes contributos para a reformulação então em curso do programa de estágios, que criou períodos limitados de candidatura e estabeleceu áreas geográficas de preferência, além de diferenciar positivamente empresas que tenham empregado no passado estagiários do instituto.