Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Governo considera dimensão da queda do desemprego “muito surpreendente”

A taxa de desemprego recuou mais de um ponto percentual no segundo trimestre, quando comparado com os três meses anteriores. Um comportamento esperado, mas cuja dimensão foi “muito surpreendente”, realça o Executivo.

Bruno Simão/Negócios
Negócios 07 de Agosto de 2013 às 13:02
  • 33
  • ...

A taxa de desemprego desceu, no segundo trimestre do ano, para 16,4%. Este nível corresponde a uma descida significativa face ao trimestre anterior, altura em que a taxa se fixou num recorde histórico de 17,7%, de acordo com o INE. Tipicamente, o segundo trimestre do ano é melhor do que os primeiros três meses, sobretudo devido à aproximação do Verão, uma época do ano mais forte no turismo.

 

Os economistas consultados pela Reuters previam uma descida para entre 17,4% e 17,6%.

 

Numa nota enviada às redacções, o gabinete do ministro Adjunto e do Desenvolvimento Regional, Miguel Poiares Maduro, realça que “a queda do desemprego, embora esperada (os dados mensais do Eurostat faziam supor que ela baixaria, e era também sugerida pela evolução positiva dos indicadores de actividade económica), foi, pela sua dimensão, muito surpreendente.”

 

Apesar de, tipicamente, o segundo trimestre do ano ter “um comportamento ligeiramente mais favorável” do que o primeiro trimestre, a descida do período em análise foi “a mais elevada dos últimos 15 anos”, pelo que foge ao “padrão sazonal”, realça a mesma fonte.

Ver comentários
Saber mais desemprego taxa de desemprego Poiares Maduro
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio