Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Desemprego na zona euro cai para 6,6% em junho. Portugal fica acima da média da UE

Dados do Eurostat revelam que a taxa de desemprego caiu para 6% na UE e 6,6% na zona euro. Portugal ficou ligeiramente acima da média da UE, com uma taxa de desemprego de 6,1% em junho, mas abaixo da média do euro.

João Cortesão
01 de Agosto de 2022 às 10:40
  • ...
A taxa de desemprego na zona euro caiu para 6,6% em junho, segundo os dados divulgados esta segunda-feira pelo Eurostat. Portugal ficou abaixo da média da bloco da moeda única, com uma taxa de desemprego de 6,1% em junho, apesar de esta ter aumentado ligeiramente face ao mês anterior. 

O gabinete de estatísticas europeu indica que, em comparação com o ano passado, verificou-se um recuo na taxa de desemprego (corrigida de sazonalidade) de 7,9% para 6,6% na zona euro. Na União Europeia, a taxa de desemprego manteve-se estável nos 6% em junho, face a maio, e recuou face aos 7,2% de junho de 2021.

Estima-se que 12,9 milhões de pessoas em toda a UE, das quais 10,9 milhões na zona euro, estiveram desempregados durante o passado mês de junho. Comparando com junho do ano passado, o desemprego caiu em 2,3 milhões na UE e 1,9 milhões na zona euro.

Em comparação com os restantes Estados-membros, Portugal encontra-se a meio da tabela. A destacar-se com as taxas de desemprego mais baixas estão a República Checa (2,4%), Polónia (2,7%) e Alemanha (2,8%).

Em sentido contrário, a vizinha Espanha (12,6%) e Grécia (12,3%) são os únicos países com uma taxa de desemprego acima de dois dígitos.

Os dados sobre o desemprego jovem revelam que, em junho, 2,5 milhões de jovens (com menos de 25 anos) estavam desempregados na UE, dos quais 2,1 milhões na Zona Euro. A taxa de desemprego dos jovens subiu para 13,6% na UE e zona euro, depois de se ter fixado em 13,3% e 13,2%, respetivamente, no mês anterior. 

O Eurostat indica ainda que 
a taxa de desemprego era, em junho, de 6,4% na UE para as mulheres e de 5,7% para os homens.
Ver comentários
Saber mais desemprego Eurostat taxa de desemprego emprego zona euro
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio