Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Bondalti entra no negócio da produção de biogás e biometano em Portugal e Espanha

De acordo com as estimativas da Bondalti, o mercado ibérico apresenta um potencial superior a 2.500 instalações de biogás. A expectativa da empresa passa por alcançar já este ano uma faturação de 10 milhões de euros na Península Ibérica. Até 2030 deverão ser mais de 30 milhões de euros. 

20 de Setembro de 2024 às 14:08
  • ...

A Bondalti Water, empresa do universo Bondalti - que por sua vez pertence ao Grupo José de Mello - anunciou esta sexta-feira que acaba de lançar uma nova linha de negócios. Chama-se Bondalti Biogás e será dedicada á comercialização de soluções para a produção destes gases de origem renovável. Na prática, esta nova unidade irá levar a cabo projetos de conceção, construção e exploração do biogás que pode ser gerado em instalações de tratamento de águas residuais, área na qual a Bondalti opera a nível ibérico. 

Tal como avançou o Expresso, a expectativa da empresa passa por alcançar já este ano uma faturação de 10 milhões de euros na Península Ibérica. Até 2030 deverão ser mais de 30 milhões de euros. 

Antonio Alonso, administrador executivo da Bondalti Water Solutions afirma que "esta nova divisão vem diferenciar ainda mais a empresa, reforçando a sua capacidade de entregar soluções ao longo de todo o ciclo da água, desde as águas de processo industrial ao tratamento de efluentes, incluindo, agora, a produção de biogás". Trata-se de "uma aposta de futuro no que respeita ao aproveitamento energético e à economia circular nas mais diversas aplicações industriais, bem como na redução da dependência de fontes energéticas de origem fóssil", disse em comunicado.

De acordo com as estimativas da Bondalti, o mercado ibérico apresenta um potencial superior a 2.500 instalações de biogás. Enquanto em Espanha o potencial de produção de biometano se encontra estimado em 163 Twh/ano (terceiro país europeu depois da Alemanha e da França) - com 40% do gás natural consumido pela indústria a poder ser substituído por biogás - em Portugal, o seu consumo poderá substituir quase 10% do consumo de gás natural por biometano. Este valor pode chegar aos 18,6% em 2040, de acordo com estimativas do Plano de Ação para o Biometano (PAB).

Segundo o documento, a criação do mercado de biometano em Portugal deve focar-se em cinco setores estratégicos para o seu desenvolvimento: resíduos sólidos urbanos, águas residuais, agricultura, pecuária e agroindústria. Diz o plano que o país tem potencial no biometano e que é possível aumentar 178% a produção deste gás renovável – de 0,9 para 2,5 TWh - entre 2025 e 2030. Até 2050, este número poderá chegar quase a 14 TWh, a partir de matérias-primas orgânicas como a biomassa, metano sintético (com captura de CO2), agropecuária (estrumes), aterros (lixo), estações de tratamento de águas residuais (lamas) e agroindústria (caroços de azeitona, entre outros resíduos agrícolas).

O biogás é um gás saturado de vapor de água, formado a partir da decomposição da matéria orgânica (biomassa), realizada por ação bacteriana e em condições anaeróbias (ou seja, sem recurso a oxigénio). Posteriormente, após um processo de purificação através da eliminação do CO2, denominado "upgrading", é possível obter biometano, que pode ser injetado na rede de gás natural existente ou utilizado como combustível para veículos, especialmente pesados e de transporte marítimo.

A Bondalti Water tem operações em Portugal, Espanha e Angola, no setor do tratamento e reutilização de águas.

Ver comentários
Saber mais Indústria do petróleo e do gás Pecuária Produção industrial Resíduos Portugal Espanha Antonio Alonso Grupo José de Mello
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio