Notícia
Famílias voltam a tirar dinheiro dos certificados. Saíram 91 milhões em agosto
O montante colocado pelas famílias em certificados de aforro e do tesouro voltou a abrandar em agosto.
As famílias voltaram a tirar dinheiro dos produtos de poupança do Estado em agosto, mantendo a tendência que se observa desde o final do ano passado. De acordo com dados divulgados esta sexta-feira pelo Banco de Portugal, o conjunto de certificados de aforro e do Tesouro recuou 91,1 milhões de euros para 44.092,22 milhões de euros.
O "stock" de certificados de aforro registou, em agosto, uma quebra mensal de 18,74 milhões de euros para 33.922,84 milhões de euros. Esta foi a nona descida consecutiva.
Já os certificados do Tesouro recuaram 72,63 milhões de euros para 10.169,38 milhões de euros em agosto. Desde novembro de 2021 que o "stock" desta fonte de financiamento do Estado tem vindo a cair.
Até agosto do ano passado, o dinheiro que entrava em certificados de aforro mais do que compensava a saída registada nos certificados do Tesouro, mas tal deixou de acontecer, o que levou a uma redução do montante total destes dois produtos desde setembro. A tendência manteve-se ao longo dos últimos quatro meses do ano passado e transitou para 2024.