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Um lugar no mapa-mundo do saber

Duas universidades portuguesas e uma americana juntaram competências para lançar um MBA com objectivo de competir no mercado internacional. O The Lisbon MBA aposta na atractividade de Portugal e no prestígio das escolas fundadoras.

22 de Março de 2009 às 22:48
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O The Lisbon MBA é uma experiência inédita na academia em Portugal. Duas escolas de topo no ensino da gestão – Universidade Católica Portuguesa e Universidade Nova de Lisboa – trabalharam ao longo de quase três anos na construção de um programa conjunto que pudesse catapultar uma oferta portuguesa no mercado internacional do conhecimento.

A ambição internacional do programa conta com o selo de um terceiro parceiro de referência no mundo da gestão: o MIT Sloan School of Management.

A marca The Lisbon MBA agrega duas ofertas curriculares: o programa de part-time (ex MBA Catolica | Nova) e o de full-time. O programa de full-time contempla um período designado por summer immersion no campus do MIT, em Boston, e tem, no total, duração de 1 ano com dedicação exclusiva.

Para Belén de Vicente, directora executiva, o balanço é claramente positivo. A primeira turma do The Lisbon MBA integra 25% de alunos estrangeiros, valor que as escolas querem reforçar nos próximos anos, e tem uma participação muito significativa de mulheres, o que também constitui uma novidade face à composição mais comum das turmas. A parceria com o MIT, a aposta na diferenciação e numa qualidade premium, aliada às características favoráveis de Lisboa como cidade de destino para quem procura uma experiência internacional, são as principais armas de um programa que procura marcar posição no mapa mundo dos MBAs.

1 - Qual o balanço que faz 3 meses após o lançamento do programa full-time do The Lisbon MBA?

Faço um balanço claramente positivo! Partimos do zero, com um programa novo, sem passado, sem números para apresentar. O único património que tínhamos era o prestígio das escolas e uma motivação enorme para fazer as coisasacontecer. A entrada no mercado internacional foi mais difícil, porque os nomes das escolas obviamente não são tão conhecidos. Apesar da colaboração do MIT no programa e dos nossos factores diferenciadores em termos curriculares, as alternativas no mercado internacional são muitas.

2 - Como está a ser o trabalho de colocar uma marca de MBA portuguesa no mercado internacional?

O trabalho centra-se sobretudo em mostrar aos potenciais candidatos o que nos torna diferentes de outros programas. Para além dos factores referidos, aquilo que podemos oferecer a um potencial candidato é um tratamento muito pessoal e personalizado. Por exemplo, no The Lisbon MBA, temos uma política de resposta a dúvidas de candidatura por e-mail de 24 horas. Tudo isto faz parte da nossa estratégia de diferenciação de outras marcas de MBA já estabelecidas no mercado.

3 - Que receptividade estão a encontrar nos alunos estrangeiros? Que mercados se mostram mais receptivos?

A receptividade tem sido muito boa e sabemos que está intimamente ligada com a experiência que os potenciais candidatos têm de Lisboa. Se já conhecem Lisboa, se já estudaram cá em Erasmus ou se têm algum amigo em Lisboa, então a receptividade para ouvir falar do The Lisbon MBA aumenta exponencialmente pois sabemos que Lisboa marca os estrangeiros que cá vivem. Para além de mercados onde temos actualmente alunos este ano estamos a fazer um esforço para captar alunos da Europa de Leste e Médio Oriente de forma a enriquecer ainda mais a turma.

4 - Quais as vantagens do The Lisbon MBA full-time?

É um programa diferente no qual num ano se tem uma aprendizagem intensa e diversificada. As bases são asseguradas pelo corpo docente da Nova e da Católica - com professores que hoje estão entre os melhores na Europa nas suas áreas de especialização; a estadia no MIT com acesso a disciplinas em que esta business school se destaca pelas suas áreas de investigação; a aplicação prática no âmbito do estágio e a escolha de cadeiras optativas de acordo com os interesses profissionais e pessoais. Por outro lado, Lisboa é uma cidade fantástica para viver, não só pelo clima, que de facto pode ser um factor de atracção para os estrangeiros, mas pela forma de vida e pela simpatia dos portugueses para com os estrangeiros.


Por último, existe uma integração das competências de desenvolvimento pessoal no curriculum de forma inovadora e experiencial, através dos Friday Forum, conjunto de sessões em que os alunos participam em experiências e actividades práticas que os colocam fora da sua zona de conforto.

5 - Frequentar um MBA num ano de crise económica é uma solução profissional?

Ser ou não ser uma solução profissional depende da situação presente de cada um e dos seus sonhos, por isso tem de ser visto caso a caso. Para algumas pessoas é impensável desempregar-se neste momento, para outras é o momento certo para apostar no seu desenvolvimento pessoal.

6 – Quais as perspectivas de empregabilidade para os alunos do The Lisbon MBA full-time?

Como sabe, o momento actual da economia não facilita a entrada no mercado de emprego a ninguém, independentemente de terem MBA ou não.


A vantagem que os alunos de MBA têm é que ganharam competências num programa de prestígio reconhecido e aprenderam a capitalizar nos seus pontos fortes e nas oportunidades que lhes apareceram, pelo que lhes é mais fácil mostrar o valor que têm. É isso que lhes ensinamos a fazer.

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