Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Alunos do ensino profissional ganham mais

Os alunos que concluíram cursos profissionais no segundo e terceiro ciclo dos ensino tiveram um ganho salarial face a quem fez o percurso escolar normal, concluíram os estudantes do mestrado em Economia da Nova SBE.

Miguel Baltasar
10 de Outubro de 2013 às 17:02
  • 1
  • ...

Os alunos do ensino básico e secundário que seguiram a via do ensino profissional a partir de 1989 têm uma vantagem salarial face aos estudantes que fizeram o percurso geral de ensino, no ensino básico (nono ano) ou secundário (12.º ano), segundo notícia avançada pelo jornal “OJE”.

 

A conclusão é dos alunos Sofia Oliveira e Pedro Freitas, alunos do mestrado em Economia da Nova School of Business and Economics (Nova SBE), com base nos indivíduos que integraram estes cursos partir de 1989 e que, em 2009, se encontravam no mercado de trabalho.

 

A investigação está a ser conduzida por alunos do Nova Economics Club, que estão a analisar o ensino profissional do pós-25 de Abril, em Portugal. O grupo espera que os resultados do estudo possam auxiliar o debate e a tomada de decisões relativas ao investimento nas áreas educativas, refere a publicação.

 

“Da análise empírica até agora elaborada denota-se que, para aquele indivíduo que detém apenas o terceiro ciclo do ensino básico (nono ano de escolaridade), existe um ganho salarial resultante do facto de ter optado pelo ensino profissional”, explicou Pedro Freitas, citado pelo “OJE”.

 

Esta vantagem “foi também observada em trabalhadores que concluíram o ensino secundário, contudo, neste caso, apresenta maior volatilidade consoante a via de ensino profissional que tenha sido escolhida”, acrescentou.

 

Os alunos da Nova basearam-se em dados disponíveis para 643 mil indivíduos que passaram pelo ensino profissional, seleccionando aqueles que tinham menos de 36 anos de idade e se encontravam no mercado de trabalho em 2009.

Ver comentários
Saber mais Sofia Oliveira Pedro Freitas Nova School of Business and Economics Nova SBE Nova Economics Club educação ensino economia
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio