Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

ISCTE é a primeira universidade com certificação ambiental e vai instalar painéis solares

O ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa é a primeira universidade portuguesa com certificação ambiental e anuncia que, no próximo ano, vai instalar painéis solares que irão reduzir até 37% as suas necessidades energéticas.

O ISCTE é, desde 13 de Dezembro, a primeira universidade portuguesa com certificação ambiental.
20 de Dezembro de 2018 às 11:51
  • ...

Desde 13 de Dezembro, o ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa é a primeira universidade portuguesa com certificação ambiental, que lhe foi atribuída pelo Comité Europeu de Normalização, segundo a norma ISO 14001:2015, que é a referência mundial para sistemas de gestão ambiental.

 

O sistema de gestão ambiental aprovado foi desenvolvido e implementado através de uma parceria com a Columbus, uma associação europeia com 48 universidades, a Universidade de Gotemburgo e a Universidade de Aveiro.

 

Uma atribuição que acontece numa altura em que o ISCTE celebra dez anos consecutivos de certificação da Qualidade de acordo com a norma ISO 9001:2015.

 

"É gratificante ver o esforço do ISCTE reconhecido com a certificação ambiental, mas ainda temos muito caminho pela frente!", alerta Catarina Roseta Palma, professora de Economia, investigadora e directora de Sustentabilidade do ISCTE.

 

Para Catarina Roseta Palma, agora é fundamental actuar internamente para garantir que, após ter alcançado a certificação, "a casa continua arrumada".

 

"É necessário um cuidado redobrado com as operações do nosso campus", atenta a directora de Sustentabilidade do ISCTE. A próxima intervenção será a instalação em 2019 de painéis solares quer irão diminuir as necessidade de fornecimento externo de energia à universidade: "haverá menos 10% do consumo de energia (electricidade e gás) em 2019 relativamente a 2016; menos 30% do consumo em 2020; e menos 37% do consumo em 2021, também face ao início do processo em 2016", afiança a universidade.

"Para o ISCTE-IUL a promoção da sustentabilidade nas suas dimensões ambiental, social e económica faz parte da sua responsabilidade enquanto instituição de ensino superior", afirma, por seu lado, Jorge Costa, vice-reitor para o pelouro dos Sistemas de Informação e da Qualidade.

 

"Estas dimensões encontram-se reflectidas no Plano Estratégico e de Acção para o Quadriénio 2018/2021 e têm vindo a ser implementadas nas práticas de gestão da instituição, no ensino, na investigação e na extensão universitária", garante o mesmo responsável.

 

Segundo a base de dados do Instituto Português de Acreditação – IPAC, em 2017 só existiam em Portugal 1.174 empresas certificadas ambientalmente, não existindo qualquer universidade com este reconhecimento. Agora há - o ISCTE.

Ver comentários
Saber mais iscte certificação ambiental iso sustentabilidade catarina roseta palma jorge costa
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio