Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Cronologia: Luta pelo poder da Cimpor culmina em OPA

As últimas noticias sobre a Cimpor dão conta de uma guerra pelo poder dentro da cimenteira portuguesa. As duas maiores accionistas Teixeira Duarte e Lafarge, em conjunto com a Investfino, têm lutado para assumir o controlo de gestão da Cimpor.

18 de Dezembro de 2009 às 10:14
  • 1
  • ...
As últimas noticias sobre a Cimpor dão conta de uma guerra pelo poder dentro da cimenteira portuguesa. As duas maiores accionistas, Teixeira Duarte e Lafarge, em conjunto com a Investfino, têm lutado para assumir o controlo de gestão da Cimpor.

8 de Dezembro - O presidente da comissão executiva da Cimpor, Jorge Salavessa Moura vai ser substituído por Ricardo Bayão-Horta, presidente do conselho de administração que acumula assim os dois cargos.

Esta alteração insere-se num contexto de luta pelo poder dentro da Cimpor, já que Salavessa Moura é considerado próximo da Teixeira Duarte por outros accionistas, como a Investifino e a Lafarge.

3 de Dezembro - O presidente do conselho de administração da Cimpor, Ricardo Bayão-Horta, apresentou uma moção para destituir o presidente da comissão executiva da empresa, Jorge Salavessa Moura.

12 de Novembro - A Cimpor revelou que a Atlansider vendeu no dia 28 de Setembro 100 mil acções da cimenteira. A empresa, após a alienação, passou a deter 6,46% do capital da Cimpor.

28 de Novembro - A CGD contabiliza, no final do terceiro trimestre, uma mais-valia de 57,6 milhões de euros com a posição de 9,5% no capital da Cimpor, adquirida ao empresário Manuel Fino.

26 de Outubro - O Governo do Equador rejeitou a oferta pública de aquisição que a cimenteira portuguesa lançou sobre a Cementos Chimborazo, pelo que a operação fica sem efeito.

As negociações fracassaram, depois da Cimpor ter oferecido 20,7 milhões de dólares (cerca de 13,8 milhões de euros) pela fábrica, que está avaliada entre 70 a 80 milhões de dólares (47 a 53 milhões de euros).

1 de Outubro - O presidente do conselho de administração da Cimpor, Ricardo Bayão Horta, reduziu para 6,631% do seu capital, revelou a cimenteira.

7 de Setembro - A Teixeira Duarte assumiu como prioridade a valorização da sua participação na Cimpor e é isso que vai exigir, enquanto maior accionista (com 22,9%) e fora do conselho de administração, aos órgãos sociais da cimenteira eleitos na polémica assembleia-geral de Maio passado.

28 de Agosto - O empresário Pedro Teixeira Duarte e ex-presidente do conselho de administração da Cimpor renunciou hoje ao cargo de administrador da empresa, onde, através da construtora Teixeira Duarte, detém uma participação de 22,9%.

Esta decisão surge depois de Teixeira Duarte já ter admitido no passado mês de Maio abandonar a administração da companhia, no seguimento da controvérsia que envolveu a assembleia-geral de accionistas para a eleição da nova administração da empresa.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio