Notícia
37.778 alunos conseguiram um lugar na universidade
Candidataram-se 42.408 estudantes à primeira fase de acesso ao ensino superior. Desses, 37.778 conseguiram um lugar. Pela primeira vez em quatro anos o número de colocados sobe. Maioria ficou colocada nas primeiras opções.
Chegou finalmente o dia pelo qual milhares de estudantes tanto ansiavam. Este domingo, os 42.408 alunos que se candidataram ao ensino superior ficaram a saber se conseguiram já entrar para o ensino superior e ficar no curso e na instituição de ensino de eleição. Os grandes números, divulgados pela Direcção-Geral do Ensino Superior (DGES), mostram que 89% dos candidatos, ou seja, 37.778 alunos conseguiram entrar nesta primeira fase, sendo que 54% ficou na primeira opção e 22% na segunda.
Pela primeira vez em quatro anos o número de colocados cresceu face ao ano anterior. Houve também este ano mais candidatos nesta primeira fase, o que inverte uma tendência de quebra que já durava há cinco anos. Ao todo, candidataram-se 42.408 alunos, mais 1.989 do que no ano passado. Feitas as contas 4.630 estudantes não conseguiram colocação em nenhuma das opções e terão de tentar a sua sorte na próxima fase.
Já completamente lotadas ficaram as três escolas superiores de enfermagem do país (Lisboa, Coimbra e Porto) e muito perto dos 100% na ocupação de vagas também a Universidade do Porto que foi, de resto, a mais procurada pelos estudantes.
Mais de 13 mil vagas ainda por preencher
Com 50.820 vagas a concurso, sobram agora para a segunda fase 13.168, menos do que no ano passado. Destas, 9.380 são em politécnicos e 3.788 estão em universidades. Grande parte das vagas sobrantes são em cursos ligados a engenharias.
Em termos de instituições, o maior número de vagas ainda disponível encontra-se no Instituto Politécnico de Bragança (1.374) na Universidade de Lisboa (888) e no Instituto Politécnico de Lisboa (812).
A segunda fase de acesso ao ensino superior arranca amanhã, segunda-feira, e prolonga-se até ao dia 19 de Setembro. No dia 25 saem os resultados da segunda fase.