Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Há ainda 13 mil vagas no ensino superior

Começa esta segunda-feira a segunda fase de acesso ao ensino superior. Há ainda 13.168 vagas, a maioria delas em politécnicos. Cursos de economia e gestão têm 297 lugares por ocupar.

Egídio Santos/Negócios
07 de Setembro de 2014 às 20:45
  • ...

Se os 37.778 alunos que entraram na primeira fase de acesso ao ensino superior podem começar a pensar em ir às respectivas faculdades ou institutos fazer a matrícula, aqueles que, este domingo, souberam que ficaram sem colocação, bem como os que ainda não se candidataram, têm agora uma nova oportunidade. A segunda fase de acesso ao ensino superior arranca esta segunda-feira e dura até ao dia 19 de Setembro e há ainda 13.168 vagas por preencher, o que corresponde a um quarto (25%) do total de vagas abertas para este ano lectivo que agora se vai iniciar.

No leque de opções para esta segunda fase há 572 cursos, pelos quais se repartem as mais de 13 mil vagas sobrantes, a maioria delas nos politécnicos. Os politécnicos de Tomar e o de Bragança foram os que tiveram uma menor taxa de ocupação nesta primeira fase.

Do total de 1.067 cursos, 73 ficaram completamente vazios na primeira fase de candidaturas. E, de acordo com os dados da Direcção-geral do Ensino Superior (DGES), é possível verificar que mais de um terço dos cursos (395) tem mais de metade das vagas por preencher.

Entre os cursos disponíveis estão várias engenharias (civil, ambiental, informática, mecânica, entre outras). Já na área da economia, há cinco cursos com 80 vagas disponíveis. E na área de gestão – sem considerar cursos específicos como gestão de empresas, gestão hoteleira, entre outras – há 217 vagas.

Este ano foram disponibilizadas na primeira fase 50.820 vagas, dando continuidade à evolução negativa da oferta, mas concorreram mais alunos do que no ano passado (42.208). O número de alunos provenientes de cursos profissionais cresceu 18% face a 2013.

 
Cursos vazios mesmo com menos vagas

Pelo sexto ano consecutivo reduziu o número de vagas iniciais nas instituições do ensino superior. Ainda assim, continua a haver cursos sem qualquer colocado, apesar de este ano se ter invertido a quebra da procura.

Mais 2.000 candidatos do que em 2013

Este ano candidataram-se à primeira fase do ensino superior 42.408 estudantes, mais 1.989 do que no ano passado. 37.778 já conseguiram colocação e a maioria nas primeiras opções. 4.630 ficaram pelo caminho.

73 cursos não preencheram uma única vaga ...

Dos 1.067 cursos que as instituições do ensino superior decidiram abrir este ano, 73 não cativaram um único aluno na primeira fase. Olhando para os dados disponibilizados pela Direcção-geral do Ensino Superior é possível verificar que a maioria dessas vagas se distribui por politécnicos que terminaram esta primeira fase de candidaturas com 42% das vagas por preencher.

... mas quase metade já ficou cheia

Do lado oposto estão cursos que esgotaram as vagas. Ao todo são 495 os cursos em que não sobrou nenhuma vaga para as fases de candidatura que se seguem. Entre esses estão nomeadamente os cursos que abriram mais vagas (Direito em Lisboa e em Coimbra e Enfermagem nas Escolas Superiores de Coimbra e Lisboa, por exemplo). Também já há três instituições lotadas: as três escolas superiores de enfermagem do País: Lisboa, Coimbra e Porto.

 

Ver comentários
Saber mais Ensino Superior universidades educação
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio