Notícia
Volume do comércio a retalho caiu 3% em dezembro na zona euro
Indicador cai em dezembro face ao mês anterior, mas já regista um aumento face a 2020, ainda em plena pandemia. Portugal cai menos do que a média e sobe 6,3% em comparação com o ano passado.
Em dezembro último o volume do comércio a retalho ajustado da sazonalidade diminuiu 3% na área do euro face ao mês anterior e registou uma queda de 2,8%, também relativamente a novembro, se considerarmos todos os países da União Europeia (UE).
Portugal não fugiu à regra e registou uma quebra de 2,3% neste indicador, mas subiu 6,3% face ao mesmo mês de 2020, um valor que fica acima das médias da zona Euro e da UE.
Aliás, olhando para dezembro de 2020 verifica-se que há um aumento de 2% na zona euro e 2,6% ao nível da UE. Tendo em conta os valores médios, verifica-se que, face a 2020, houve um aumento de 5% para a área do euro e de 5,5% para a UE.
Analisando os diferentes setores, na zona euro a área não alimentar teve uma redução de 5,2% (5% para toda a UE). Já o setor alimentar - alimentação, bebidas e tabaco - registou uma quebra de 0,3% (0,2% na média da UE). Nos combustíveis verificou-se uma subida de 0,1%, enquanto que para a generalidade dos países da UE este valor se manteve estável.
Nos estados-membros para os quais há dados disponíveis, a maior descida mensal registou-se na Holanda, com -9.2%, seguida da Espanha, -5.7% e da Alemanha. Os maiores aumentos verificaram-se na Letónia, que contabilizou uma subida de 7.2%, Eslovenia, 2.1%, Bulgária e Hungria (ambas com mais 1%).