Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

UE aplaude retoma do abastecimento de petróleo russo

A presidência da União Europeia (UE), actualmente assegurada pelo Governo alemão, congratulou-se hoje com o entendimento alcançado entre a Rússia e a Bielorrússia que permitiu o restabelecimento, esta madrugada, do transporte de petróleo russo através do

Negócios 11 de Janeiro de 2007 às 12:20
  • ...

A presidência da União Europeia (UE), actualmente assegurada pelo Governo alemão, congratulou-se hoje com o entendimento alcançado entre a Rússia e a Bielorrússia que permitiu o restabelecimento, esta madrugada, do transporte de petróleo russo através do oleoduto de Druzhba.

"Congratulo-me com o facto de os nossos apelos, para uma solução rápida e construtiva deste diferendo, não terem sido ignorado em Moscovo", afirmou o ministro alemão dos Negócios Estrangeiros.

Em comunicado, o responsável disse esperar que as negociações a serem conduzidas pela Alemanha com a Rússia, , em nome da UE, permitam "alicerçar as nossas relações energéticas futuras num entendimento de longo prazo confiável".

As palavras de apaziguamento de Frank-Walter Steinmeier, surgem depois das severas críticas endereçadas pela chanceler alemã, que acusou Moscovo de ter quebrado a confiança como fornecedor energético – algo que nunca tinha sucedido sequer durante a Guerra Fria – na sequência da decisão russa de cortar o abastecimento de petróleo à Bielorrússia através oleoduto de Druzhba, que abastece diversos países europeus.

Angela Merkel irá deslocar-se a Moscovo no próximo dia 21 para conversações com o Presidente Vladimir Putin sobre o novo acordo estratégico com a UE.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio