Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Turismo vai pesar 11,3% do PIB de Lisboa em 2017

A indústria das viagens e turismo vai pesar 11,3% do Produto Interno Bruto da área promocional de Lisboa, atingindo os 10,3 mil milhões de euros, mais 2,2 pontos do estimado para o corrente ano, de acordo com os dados da Conta Satélite, elaborado pelo Wor

09 de Maio de 2007 às 14:33
  • ...

A indústria das viagens e turismo vai pesar 11,3% do Produto Interno Bruto da área promocional de Lisboa, atingindo os 10,3 mil milhões de euros, mais 2,2 pontos do estimado para o corrente ano, de acordo com os dados da Conta Satélite, elaborado pelo World Travel & Tourism Council.

Jonh Walker, "chairmain" da Oxford Economics em representação do WTTC, adiantou que "actualmente o peso do turismo em Lisboa é de 9% do PIB, estamos a falar de 5,4 mil milhões de euros".

Na área promocional de Lisboa, que inclui a região Oeste, Ribatejo, Templários, Leiria e Fátima, o turismo gera 79 mil empregos directos, e no total cerca de 140 mil.

A Conta Satélite de Lisboa, segunda cidade a ter este tipo de dados estatísticos, afere que os turistas gastam 3,2 milhões de euros na região, sendo que do total 85% é proveniente do estrangeiro.

Em termos de exportações, na região, o WTTC constatou que são gerados 570 milhões de euros em exportações de turistas. Já o investimento do Governo nesta área é de 460 milhões de euros.

Na perspectiva do WTTC, o turismo na região de Lisboa poderá atingir os 11,3% do PIB e os 190 mil postos de trabalho, o que contribui para 13,3% do total. A conta satélite estima que nesta altura cheguem à região 3,8 milhões de turistas e que gastem 6,4 milhões de euros.

"O turismo em Lisboa vai bastante bem, mas pode ficar substancialmente melhor nos próximos dez anos", refere o mesmo responsável.

A aposta nos "city breaks" e no desenvolvimento de novos produtos são algumas das recomendações do WTTC para o turismo da região de Lisboa.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio