Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Turismo representou 11% do PIB em 1999

As despesas globais do sector do turismo, em 1999, atingiram os 11.975 milhões de euros, representando 11% do Produto Interno Bruto (PIB) de acordo com um estudo da Confederação do Turismo Português (CTP) e da Universidade do Algarve.

13 de Outubro de 2003 às 13:51
  • ...

O presidente da CTP, Atílio Forte, referiu que «há falta de rigor nos estudos desenvolvidos para o sector» do turismo.

O sector ainda «não está satisfeito com a informação produzida relativa às estatísticas da actividade turística» afirmou Manuel Dias, representante da direcção, frisando que «ainda há muito que fazer».

Estes dados são importantes para que «o Governo entenda o turismo de forma interessante» e do seu peso para a actividade económica, segundo a mesma fonte.

«Portugal deve continuar a afirmar-se como destino turístico relevante».

Relativamente à extinção do Observatório do Turismo, entidade que realizava estudos sobre o sector, Atílio Forte afirmou que este «deveria ter sido reorientado» e que deveria ter sido lançado um novo modelo de trabalho.

O responsável da CTP adianta ainda que o estudo que realizaram em parceria com a Universidade do Algarve nada tem a ver com os estudos realizados pelo Observatório, uma vez que tem um cariz muito mais estruturante.

A Direcção Geral do Turismo está a assegurar a continuidade dos trabalhos desenvolvidos pelo Observatório do Turismo. Em Agosto, o Observatório cessou as suas funções, após o Instituto de Financiamento e Apoio ao Turismo ter dispensado todos os técnicos desta entidade. Esta decisão surge após o Secretário de Estado do Turismo, Luís Correia da Silva, ter revelado que não era visível o trabalho do Observatório após os seus dois anos de existência.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio