Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Subida do petróleo custa 663 milhões a Portugal

A escalada do petróleo parece não ter fim à vista, com sucessivos máximos históricos. Para as empresas e economias que dependem do petróleo para o processo produtivo, a factura a pagar será elevada. Para Portugal, o custo é de 663 milhões de euros, segund

  • ...

A escalada do petróleo parece não ter fim à vista, com sucessivos máximos históricos. Para as empresas e economias que dependem do petróleo para o processo produtivo, a factura a pagar será elevada. Para Portugal, o custo é de 663 milhões de euros, segundo o Jornal de Negócios de hoje.

Este cenário é tanto mais desolador quando se fala numa economia periférica e com cerca de três quartos do consumo de energia dependente do petróleo.

Segundo dados da Agência Internacional de Energia, Portugal consumiu 330 mil barris de petróleo por dia em 2003 e, tendo em conta a cotação média do crude no ano passado (30,98 dólares), a factura rondou os 3,732 mil milhões de dólares.

Em 2004, caso a tendência de consumo se mantenha ao nível que se verifica desde 1998 - acima de 300 mil barris por dia - e tendo em conta a média de 37,78 dólares este ano, a factura a pagar ascenderia a 4,55 mil milhões de dólares, ou seja, mais 819 milhões de dólares ou 663 milhões de euros do que em 2003.

Leia a notícia na íntegra no Jornal de Negócios de hoje

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio