Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

«Spread» entre taxas explica um possível aumento

As taxas de juro do mercado monetário europeu sofreram ligeiras alterações quando Ernest Welteke, membro do Banco Central Europeu (BCE) e Presidente do Bundeskbank afirmou que as taxas directoras da...

13 de Outubro de 1999 às 16:56
  • ...
As taxas de juro do mercado monetário europeu sofreram ligeiras alterações quando Ernest Welteke, membro do Banco Central Europeu (BCE) e Presidente do Bundeskbank afirmou que as taxas directoras da União Europeia deveriam ser mantidas para estabelecer uma confiança nos mercados.

Contudo, as taxas de juro do mercado de futuros para Dezembro estão nos 3,49% e a taxa de cedência está 3,36% o que comparando com os 2,5% do BCE, é um «spread» suficiente para fazer acreditar «que os encargos financeiros vão aumentar através de um aumento das taxas de juro» explicou um analista. Recorde-se que a próxima reunião do BCE vai realizar-se no próximo dia 22 de Outubro.

Alguns analistas acreditam que o BCE irá nos próximos meses aumentar as taxas de juro, apesar das afirmações contrárias de Ernest Welteke e de Michel Camdessus, director do Fundo Monetário Internacional que afirmou à agência France Press que «o BCE deveria ter cuidado em não estrangular a economia na Europa» explicando que «a pressão inflacionista não existe».

Os bancos centrais europeus assumiram uma posição semelhante à dos analistas ao sugeriram esta semana, que as taxas de juro na zona do euro deveriam aumentar ao mesmo tempo que aumentasse a inflação.

Outras Notícias
Publicidade
C•Studio