Notícia
Bolsa chinesa com melhor dia desde 2008 à boleia do pacote imobiliário de Pequim
As autoridades chinesas têm anunciado várias medidas para resgatar o setor imobiliário, que tem estado em crise, tendo mesmo facilitado o financiamento para a compra de casa. As ações do principal índice do país, o CSI 300 reagiram em alta.
As bolsas chinesas foram animadas pelo pacote de medidas anunciado por Pequim para tentar salvar o setor imobiliário do país.
O índice de referência chinês CSI 300, que reúne as 300 cotadas mais negociadas do mercado bolsista do país, escalou mais de 8%, tendo registado o melhor dia desde 2008 e terminado a sessão nos 4.017,85 pontos. Já o tecnológico Hang Seng valorizou pouco mais de 2%.
Recentemente, três grandes cidades chinesas - Xangai, Shenzhen e Cantão - anunciaram o alívio de várias regras, para incentivar a compra de imóveis nestas regiões.
Antes disso, as autoridades chinesas revelaram o maior pacote de apoio de sempre ao mercado imobiliário, que inclui uma redução do custo de financiamento na contratação de crédito à habitação em 5,3 biliões de dólares, o equivalente a 4,74 biliões de euros à taxa de câmbio atual, de acordo com as contas da Bloomberg.
O governador do banco central chinês (PBOC, na sigla em inglês), Pan Gongsheng, informou na semana passada que a instituição vai cortar os juros pagos nos empréstimos para a compra de casa ainda em curso e contratados pelas famílias, em média, em 0,5 pontos percentuais.
Além disso, o PBOC vai aumentar o programa de apoio a empresas públicas que adquiram lotes de habitação não comprados, aumentando a garantia prestada pelo banco central para a totalidade do capital necessário para a compra destes imóveis.