Notícia
Fátima e João investem 4,5 milhões na fábrica e dão camas e colchões a quem perdeu casa nos incêndios
O casal que criou há 22 anos a Planiflex, em Albergaria-a-Velha, lidera uma fabricante de colchões que gera 95% da sua faturação de 15 milhões de euros nas exportações.
"A história da Planiflex remonta aos anos 80 do século passado: Manuel Pereira, pai de Fátima Pereira, é gerente da Açoflex, a segunda fábrica de colchões mais antiga de Portugal. Nela, a filha aprende a profissão, no laborar do dia-a-dia da atividade da empresa. Em 2001, Fátima Pereira, em vez de seguir o caminho mais fácil e viver sob a sombra do pai, decide criar a sua própria oportunidade, com a ajuda do marido, João Valente", conta a Planiflex no seu sítio na internet.
E assim nasceu a Planiflex, indústria de colchões sediada em Branca, Albergaria-a-Velha, que fechou o ano de 2023 com uma produção a rondar as 100 mil unidades e vendas da ordem dos 15 milhões de euros, com as exportações a gerarem 95% da faturação, sobretudo para Espanha, França, Holanda, Itália e Bélgica.
Entretanto, a empresa inaugura amanhã, 28 de setembro, as suas novas instalações e "showroom", que representaram "um investimento de 4,5 milhões de euros" e "permitiu melhorar a capacidade produtiva e toda a infraestruturas da empresa", refere a Planiflex, em comunicado.
"O investimento irá permitir à Planiflex explorar novos mercados e novas áreas de negócio como o design de interiores e decoração, em projetos personalizados e ao gosto de cada cliente", explica a empresa.
Na cerimónia de inauguração será anunciada "a entrega de colchões e camas a quem ficou sem habitação por consequência dos recentes incêndios que assolaram o concelho", adianta a Planiflex, sem detalhar.