Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Seis em cada dez portugueses estão a viver pior do que em 2021

Estudo promovido pela Intrum mostra que mais de 70% dos portugueses consideram que as suas despesas fixas estão a evoluir mais rápido do que a sua remuneração. Situação deve-se, em grande parte, ao facto de as empresas não estarem a aumentar salários em linha com a inflação.

Consumo resistiu no terceiro trimestre apesar da inflação.
Phil Noble/Reuters
20 de Dezembro de 2022 às 09:45
  • ...
Seis em cada dez portugueses acreditaram estar pior financeiramente do que no ano passado, avança esta terça-feira o Dinheiro Vivo com base no estudo "European Consumer Payment Report 2022", promovido pela Intrum. A explicar parte dessa situação está a subida da inflação, que tem tirado poder de compra às famílias.

O estudo revela que mais de 70% dos portugueses consideram que as suas despesas fixas estão a evoluir mais rápido do que a sua remuneração. O valor está 22 pontos percentuais acima do registado há um ano, devido, em parte, ao facto de as empresas não estarem a aumentar salários em linha com a inflação, que em outubro chegou superou os 10%. 

Um terço dos inquiridos admite ainda ficar com menos de 10% do ordenado depois de saldar as dívidas mensais. Há ainda falta de confiança no trabalho dos bancos centrais em conter a subida dos preços. Em toda a Europa, quase metade dos inquiridos (46%) acredita que os bancos centrais pouco podem fazer – 54% em Portugal. 

Ver comentários
Saber mais poder de compra condições de vida Portugal Intrum estudo inflação preços salários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio