Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

"A China vai ser transparente"

O líder da delegação chinesa em Cancún, Xie Zhenhua, afirmou que o acordo ideal deve ser aquele com que ninguém fica feliz mas que todos possam aceitar.

29 de Novembro de 2010 às 18:36
  • ...
Xie Zhenhua (na foto) garantiu que a China vai ter uma atitude "mais aberta para resolver desentendimentoe e mal-entendidos tanto ao nível governamental como não governamental".

"Percebemos agora, que no passado tomamos medidas [para reduzir as emissões] mas não falamos sobre elas a ninguém", afirmou Xie Zhenhua ao "site" "China Dialogue". "Mas se fizemos algo porque não dizê-lo? O que a China fez, o que não fez e que dificuldades enfrentou: estou a disposto a falar sobre isso", garantiu Xie.

"Foi a falta de comunicação que, no passado, levou alguns media a distorcer a nossas políticas e medidas. Se tornarmos tudo público e transparente, não terão razão para o continuar a fazer, mesmo que queiram. Assim, por essa razão, a China está disposta a ser transparente", afirmou o responsável chinês.

Na última ronda de negociações das Nações Unidas, em Tianjin, em Outubro, Xie, que é também vice-presidente da Comissão de Reforma e Desenvolvimento Nacional, afirmou na altura que "desde que a soberania chinesa não seja afectada, a China não tem problemas com os mecanismos de medição e verificação".

Xie afirmou ainda que a China está disposta a cooperar com o mecanismo internacional de consulta e análise (ICA, sigla original), um sistema criado para medir os esforços dos países em desenvolvimento para combater as alterações climáticas.

Ver comentários
Saber mais alterações climáticas Cancún COP16 ambiente China
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio