Notícia
Putin: "As alterações climáticas são um dos maiores desafios da Humanidade"
Vladimir Putin veio a Paris reforçar o compromisso da Rússia em combater as alterações climáticas e mostrar que o crescimento económico e a defesa do ambiente não são objectivos incompatíveis.
O presidente russo, Vladimir Putin, disse na manhã desta segunda-feira em Paris que "as alterações climáticas são um dos maiores desafios da Humanidade" e que a capacidade de lidar com as mesmas "vai determinar a qualidade de vida, o crescimento económico e o desenvolvimento sustentável de todos no planeta".
Putin realçou os esforços feitos pela Rússia no âmbito das alterações climáticas e ressalvou que o país "foi para além dos compromissos previstos no Protocolo de Quioto", sem ter necessidade de sacrificar a economia do país.
"Conseguimos dobrar o nosso produto interno bruto" disse, o que "demonstra que conseguimos garantir o desenvolvimento económico e cuidar do ambiente ao mesmo tempo", concluiu.
De Paris, o líder russo espera um "acordo legalmente vinculativo", cuja implementação "deve contar com a participação de países desenvolvidos e países em desenvolvimento".
"A Rússia vai continuar a contribuir para os esforços conjuntos que visam reduzir a emissões de gases com efeito de estufa", garantiu, ressalvando a grande aposta do país em tecnologia na transição para uma economia verde.
No seu discurso esteve também a questão do financiamento aos países em desenvolvimento de 100 mil milhões de dólares por ano prometidas no final do encontro de Copenhaga, em 2009.
"Esperamos que através de esforços consertados consigamos um novo acordo que substitua [o Protocolo] Quioto e que possa responder às necessidades de todos após 2020", concluiu Vladimir Putin.
Cerca de 150 líderes políticos vão estar presentes da Conferência do Clima em Paris, onde estão representados 195 países. O encontro começou esta segunda-feira e prolonga-se até 11 de Dezembro.