Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Rajoy: Paris deve fornecer “uma nova agenda de crescimento com baixas emissões”

O líder do governo espanhol disse “confiar no êxito das negociações” em Paris e garantiu que Espanha irá manter e reforçar o financiamento destinado a fundos internacionais e multilaterais de apoio à mitigação e adaptação às alterações climáticas.

Sergio Perez/Reuters
30 de Novembro de 2015 às 15:49
  • ...

O presidente do Governo de Espanha foi curto e conciso na sua intervenção na cerimónia de abertura da Conferência do Clima (COP21), em Paris. Mariano Rajoy pediu uma "resposta global e ambiciosa" às alterações climáticas, a aplicação de mecanismos de revisão de metas de redução de emissões e disse que Espanha irá "reforçar" o seu compromisso de financiamento nesta área.

"As alterações climáticas precisam de uma resposta global e ambiciosa aqui em Paris, e todos os presentes estão conscientes dessa responsabilidade", começou por dizer Rajoy, adiantando que esta conferência deve fornecer "uma nova agenda de crescimento com baixas emissões".

O líder do Governo espanhol pediu também um entendimento "global, ambicioso, e juridicamente vinculativo" e a implementação de "mecanismos de revisão" das metas definidas pelos países no que concerne a redução de emissões de gases com efeito de estufa, permitindo um "processo de melhoria permanente".

Enquanto Estado-membro da Europa, Espanha "assumiu objectivos ambiciosos na redução de emissões no âmbito do Protocolo de Quioto (…) e prosseguirá com o mesmo nível de ambição". Nesse sentido, diz Rajoy, espera encontrar em Paris "posições igualmente ambiciosas entre os negociadores".

No que concerne a contribuição de Espanha para fundos de apoio para as alterações climáticas, Rajoy garantiu que se irá "manter e reforçar o compromisso".

"Confio no êxito destas negociações para se conseguir um acordo ambicioso e, nesta tarefa, podem contar com a colaboração de Espanha", concluiu.

 

Ver comentários
Saber mais COP21 Paris Ambiente Clima Conferência do Clima Alterações climáticas Nações Unidas Mariano Rajoy
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio