Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

PS quer solução provisória para substituir Silva Peneda na presidência do CES

O PS defende que a presidência do Conselho Económico Social (CES) deverá ter uma solução provisória até ao início da próxima legislatura, após a saída de Silva Peneda para o cargo de conselheiro da Comissão Europeia.

Miguel Baltazar/Negócios
07 de Abril de 2015 às 20:01
  • 3
  • ...

Fonte da direcção da bancada socialista disse à agência Lusa que, quando o tema da substituição de Silva Peneda for novamente debatido em conferência de líderes parlamentares, o PS "reafirmará a sua posição a favor de uma solução provisória para a presidência do CES".

 

Silva Peneda, ex-ministro dos governos de maioria absoluta liderados por Cavaco Silva, está a cerca de um mês de iniciar funções como adjunto do presidente da Comissão Europeia, Jean Claude Juncker, e a maioria PSD/CDS pretende que o cargo de presidente do CES seja alvo de uma eleição formal por um período de uma legislatura.

 

Para o PS, no entanto, a poucos meses do final da legislatura, não faz sentido haver uma eleição para a presidência do CES.

 

O PS contrapõe que existe a possibilidade de o vice-presidente e presidente da União das Misericórdias Portuguesas, Manuel Lemos, assumir o cargo interinamente até Outubro.

 

Silva Peneda, que chegou a ser apontado como um dos potenciais comissários europeus da equipa de Jean Claude Juncker, foi reeleito presidente do CES a 11 de Outubro de 2011.

 

 

Ver comentários
Saber mais Silva Peneda PS Cavaco Silva Jean Claude Juncker presidente da União das Misericórdias Portuguesas política CES
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio