Notícia
PS lança questionário sobre políticas de habitação
Os deputados socialistas que trabalham a área da habitação no Parlamento criaram um site com informação sobre as alterações que estão a ser preparadas neste domínio e lançaram um inquérito para “dar voz aos cidadãos”, que pode ser respondido na net.
Depois de o Governo ter apresentado a sua "Nova geração de Políticas de Habitação", que se encontra actualmente em consulta pública, os deputados socialistas que acompanham esta área no Parlamento lançaram um site em que será possível preencher um questionário e dar um contributo sobre a matéria. A ideia, explica Helena Roseta, que liderou o projecto, é "dar voz aos cidadãos" e recolher contributos e ideias. No final, será elaborado um relatório e tornadas públicas as conclusões e sugestões dadas pelas pessoas.
A iniciativa "Política de habitação – Dar voz aos cidadãos" pode ser acompanhada no site Habitação PS.
O questionário, explica Helena Roseta, pretende "facilitar a tomada de posição" sobre as políticas de habitação. Quem quiser basta preencher o inquérito disponível no site sem ter de se identificar. Ao todo são 20 perguntas sobre temas que incluem direito à habitação, reabilitação e arrendamento, responsabilidades públicas e situações de emergência.
Quem participa tem de indicar a idade, o concelho de residência e a tipologia do sítio onde residem. Isto porque, concretiza a deputada socialista, as preocupações e problemas de quem vive numa grande cidade divergem dos de quem vive no interior, por exemplo. E mesmo na cidade, os bairros históricos podem suscitar questões diversas das de quem vive mais afastado do centro. Por estas razões, as diferenças terão depois de ser tidas em conta no tratamento dos dados resultantes do questionário.
Os deputados do grupo parlamentar do PS vão também distribuir pelo país uma centena de kit’s de participação, com folhetos explicativos da "Nova Geração de Políticas de Habitação" e com o questionário destacável para quem preferir preencher em papel. Os kit’s vão ser distribuídos através das federações do PS, pelas associações de moradores e também nas sessões públicas de apresentação da "Nova Geração de Políticas de Habitação", que a secretária de Estado da Habitação tem marcadas ao longo do país.
A "Nova Geração de Políticas de Habitação", recorde-se, está em consulta pública até 16 de Dezembro, terminando exactamente dentro de um mês. A ideia, explica Helena Roseta, é que a ferramenta agora criada continue depois a servir para outras iniciativas na área da habitação, nomeadamente a preparação da futura lei de bases.