Notícia
Portugal lidera quebras da produção industrial na União Europeia
A produção industrial em Portugal caiu 3,6% em Maio, comparativamente com o mês de Abril, a maior queda entre todos os países da União Europeia. Tanto na Zona Euro como na União Europeia, a queda foi de 1,1%.
Portugal foi o país da União Europeia onde a produção industrial mais caiu em Maio, em relação ao mês anterior.
De acordo com os dados divulgados esta segunda-feira, 14 de Julho, pelo Eurostat, a produção industrial em Portugal decresceu 3,6% em Maio, em relação a Abril, a maior queda entre todos os países da União Europeia. A Portugal, juntam-se, no pódio, a Suécia e a Dinamarca, com quebras de 3,2% e 2,1%, respectivamente.
Esta quebra na produção da indústria segue-se a um avanço de 6,8% registado no mês de Abril.
Em termos homólogos, ou seja, comparando com o mesmo mês do ano passado, a produção industrial portuguesa subiu, em Maio, 0,3%, o décimo pior desempenho entre os países europeus.
Segundo os dados do gabinete estatístico da União Europeia, a produção industrial ajustada à sazonalidade caiu 1,1% em Maio (relativamente a Abril) tanto na Zona Euro como na União Europeia dos 28. Em Abril tinha crescido 0,7% em ambas as zonas.
Um decréscimo explicado pela quebra de 2,4% da produção de bens intermédios, de 2,2% da produção de bens não duradouros e de 1,8% da produção de bens duradouros.
Em termos homólogos, a produção industrial subiu 0,5% na Zona Euro e 1,1% na União Europeia. De Maio de 2013 a Maio de 2014, as maiores subidas na produção industrial foram registadas na Roménia (15%), Lituânia (10,2%) e Hungria (9,5%), enquanto as maiores descidas registaram-se em Malta (-11,9%), França (-4,2%) e Finlândia (-2,9%).